Procedimento disciplinar foi aberto para apurar "excessos" na ação que contou com disparos de balas de borracha e feriu quatro pessoas.
Na tarde de domingo (20), a Guarda Civil Municipal foi chamada para atender uma ocorrĂȘncia constante no São Miguel. Mas esta ocorrĂȘncia acabou ficando maior do que o esperado e o debate sobre a violĂȘncia policial voltou à população.
De acordo com informações, a GCM foi até o local por conta de uma solicitação da Câmara de Vereadores de Rio Claro após munĂcipes relatarem rachas e manobras perigosas que aconteciam durante os domingo no local. A Guarda Civil foi até o lugar para realizar patrulhamento e encontrou um indivĂduo com uma motocicleta realizando manobras perigosas e emitindo barulho acima do permitido por conta do escapamento aberto.
Ao tentar realizar a abordagem ao indivĂduo, este fugiu e abandonou a moto na frente de um bar localizado na região. A motocicleta foi apreendida no local que foi encontrada. De acordo com o SecretĂĄrio de Segurança PĂșblica, esta motocicleta foi alvo de uma apreensão semelhante na semana anterior e que os Guardas estavam ali para garantir a segurança no local.
Até este momento, era apenas mais uma operação normal.
A partir desta situação, agentes da Guarda Civil e populares teriam entrado em uma discussão por conta da apreensão e o conflito evoluiu para uma tensão ainda maior. Neste momento, as versões são diferentes, os populares citam o fato da GCM ter usado força desproporcional (pelo uso de balas de borracha contra a população) para resolver a situação, enquanto a Secretaria de Segurança PĂșblica de Rio Claro afirma que os guardas civis apenas agiram contra a resistĂȘncia e o desacato dos populares.
A Secretaria de Segurança PĂșblica também indicou que abriu um procedimento disciplinar para esclarecer a situação e que durante a situação, dois homens, uma mulher e uma adolescente foram detidos depois que guardas municipais pelos suspeitos após a apreensão do veĂculo.
A intervenção foi necessĂĄria por conta de um dano ao patrimônio pĂșblico, no caso uma viatura. Os detidos foram encaminhados para o Plantão Policial e uma perĂcia foi levada para verificar a viatura e os detidos.