Portal de NotĂ­cias AdministrĂĄvel desenvolvido por Hotfix

Polícia

Ação da Guarda Civil Municipal de Rio Claro deixa quatro pessoas feridas

Procedimento disciplinar foi aberto para apurar "excessos" na ação que contou com disparos de balas de borracha e feriu quatro pessoas.


Imagem Ilustrativa. Foto: Getty Images

Na tarde de domingo (20), a Guarda Civil Municipal foi chamada para atender uma ocorrĂȘncia constante no São Miguel. Mas esta ocorrĂȘncia acabou ficando maior do que o esperado e o debate sobre a violĂȘncia policial voltou à população.

De acordo com informações, a GCM foi até o local por conta de uma solicitação da Câmara de Vereadores de Rio Claro após munĂ­cipes relatarem rachas e manobras perigosas que aconteciam durante os domingo no local. A Guarda Civil foi até o lugar para realizar patrulhamento e encontrou um indivĂ­duo com uma motocicleta realizando manobras perigosas e emitindo barulho acima do permitido por conta do escapamento aberto.

Ao tentar realizar a abordagem ao indivĂ­duo, este fugiu e abandonou a moto na frente de um bar localizado na região. A motocicleta foi apreendida no local que foi encontrada. De acordo com o SecretĂĄrio de Segurança PĂșblica, esta motocicleta foi alvo de uma apreensão semelhante na semana anterior e que os Guardas estavam ali para garantir a segurança no local.

Até este momento, era apenas mais uma operação normal.

A partir desta situação, agentes da Guarda Civil e populares teriam entrado em uma discussão por conta da apreensão e o conflito evoluiu para uma tensão ainda maior. Neste momento, as versões são diferentes, os populares citam o fato da GCM ter usado força desproporcional (pelo uso de balas de borracha contra a população) para resolver a situação, enquanto a Secretaria de Segurança PĂșblica de Rio Claro afirma que os guardas civis apenas agiram contra a resistĂȘncia e o desacato dos populares.

Um dos feridos na ação da Guarda Civil. Foto: Cidade Azul NotĂ­cias.

A Secretaria de Segurança PĂșblica também indicou que abriu um procedimento disciplinar para esclarecer a situação e que durante a situação, dois homens, uma mulher e uma adolescente foram detidos depois que guardas municipais pelos suspeitos após a apreensão do veĂ­culo.

A intervenção foi necessĂĄria por conta de um dano ao patrimônio pĂșblico, no caso uma viatura. Os detidos foram encaminhados para o Plantão Policial e uma perĂ­cia foi levada para verificar a viatura e os detidos.

G1 - São Carlos e Araraquara e Cidade Azul NotĂ­cias.

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!

Assine o Portal!

Receba as principais notĂ­cias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar GrĂĄtis!