Política G1 - Política

CCJ dá aval a proposta que reserva ao menos uma vaga de titular para mulheres na direção da Câmara

Mesa Diretora tem sete vagas titulares, mas regimento não obriga representação feminina.

Por André Miranda

05/12/2023 às 17:53:32 - Atualizado há
Mesa Diretora tem sete vagas titulares, mas regimento não obriga representação feminina.Texto vai ao plenário. A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara (CCJ) aprovou nesta terça-feira (5), por 32 a 7, uma proposta que altera o regimento interno da Casa para estabelecer que pelo menos uma vaga entre os titulares da Mesa Diretora seja ocupada por uma mulher.

O texto ainda será votado no plenário. Se aprovadas, as mudanças passam a compor o regimento da Câmara.

Segundo a proposta, as vagas de titulares - presidente, 2 vices e 4 secretários - deverão, obrigatoriamente, contar com representação de ambos os sexos. Atualmente, não existe esta previsão nas regras da Casa.

A deputada Maria do Rosário (PT-RS) é a única titular entre integrantes da atual Mesa Diretora da Câmara.

"Embora pareça óbvio que esse debate esteja intimamente ligado à questão da sub-representação política feminina não podemos nos furtar a trazer ao debate a importância da diversidade de gênero para o avanço das organizações em geral, sejam públicas ou privadas", afirmou a relatora, deputada Erika Kokay (PT-DF).

Desde a eleição em 2015, todas as Mesas Diretoras contaram com uma mulher em cargos titulares, salvo em 2021, quando três foram eleitas.

Em 2013, nenhuma deputada foi eleita como titular e a de 2011 contou com apenas uma. De 1989 até 2009, nenhuma Mesa Diretora contou com deputadas em sua composição titular.
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2024 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal