Não há cobrança de ingresso. Apresentações serão realizadas até a terça-feira.
A Mostra Teatral 2024 de Rio Claro tem início nesta sexta-feira (11), com a finalidade de apresentar grupos e companhias de teatro em seus mais variados gêneros – drama, romance, comédia e espetáculos infantis. A realização é da prefeitura por meio da Secretaria da Cultura. Não há cobrança de ingresso, sendo necessário fazer a retirada dos ingressos uma hora antes dos espetáculos.
A maioria das apresentações será realizada no teatro do Centro Cultural Roberto Palmari (Rua 2, 2880 - Vila Operária). A exceção é a peça "Dorothéa", na segunda-feira, que será encenada na Toca, na Rua 1 nº 2037, Centro.
A iniciativa tem amplo apoio da comunidade artística de Rio Claro. "A Mostra Teatral é uma importante vitrine para os artistas de teatro locais, além de ter uma abrangência dos gêneros que contempla amplo público", comenta o diretor e ator de teatro, Luna Júnior.
Para a atriz Márcia Marcinha, "a importância da mostra teatral é nos dar uma oportunidade de expressar a arte pela qual trabalhamos o ano inteiro".
A Cia Dionisiíaco destaca o festival pelo seu papel na democratização do acesso à cultura e vê no evento a chance do público, que tem pouco ou nenhum contato com o teatro, vivenciar experiências artísticas transformadoras.
"O teatro é um alicerce de evolução cultural para qualquer sociedade na história", frisa Jefferson Lopes, diretor da Cia Teatral Poética do Invisível.
Programação
Sexta-feira (11)
15h - Um conto de mulher
17h e 19h - Amália (apresentação individual)
19h30 - Quarto de despejo: monólogo
20h - Flores de Aço
Sábado (12)
14h - Jornal da Criança
15h - A mulher que não amou
16h - Um conto de mulher
17h30 - Nem sempre foi assim
19h30 - Perséfone
Domingo (13)
15h - Romeu e Julieta
17h e 19h - Amália (apresentação individual)
20h - Capitães da Areia
Segunda (14)
20h - Dorothéa - ensaio aberto e palestra sobre Nelson Rodrigues (local: Toca, Rua 1 nº 2037, Centro).
Terça (15)
20h - BR.CIR - Um espetáculo para toda a família.