Trecho entre Corumbataí e Cordeirópolis ganhará terceira faixa em toda sua extensão, além de outras melhorias.
As obras de implantação da terceira faixa na SP 310 – Rodovia Washington Luís, no trecho entre Corumbataí e Cordeirópolis, seguem em ritmo acelerado. Em quatro meses de trabalhos, já foram construídos 10 quilômetros de faixa nova. A concessionária Eixo SP tem equipes atuando simultaneamente em dois pontos da rodovia, um em Cordeirópolis e outro em Rio Claro. A liberação dos trechos concluídos deverá ocorrer de forma gradual.
Ao todo, serão 40 quilômetros de faixa adicional em ambos os sentidos, totalizando 80 quilômetros de pista ampliada. Os trabalhos partem do km 153, no entroncamento com a Rodovia Anhanguera (SP 330), em Cordeirópolis, e seguem até o km 193, na altura da alça de acesso a Corumbataí. O prazo previsto é de três anos para a conclusão das obras.
As intervenções têm como objetivo melhorar a fluidez e a segurança para os motoristas que utilizam a Rodovia Washington Luís nesse trecho. O projeto prevê um investimento total de R$ 260 milhões. A implantação das faixas adicionais exigirá serviços de readequação estrutural como o alargamento e prolongamento de 38 estruturas de concreto, incluindo 18 viadutos e 20 passagens de animais.
Outras melhorias
O cronograma das obras prevê ainda a construção de um dispositivo de retorno em desnível com rotatórias no km 157+700. A nova estrutura viária servirá como ligação da SP 310 com o futuro contorno rodoviário de Cordeirópolis. Além disso, 12 quilômetros de rodovia receberão iluminação inteligente com luminárias abastecidas por energia solar, garantindo mais segurança para os usuários durante a noite.
Outro ponto importante do projeto é a implantação de 65 quilômetros de novos sistemas de drenagem, que incluem canaletas, bueiros e drenos, com o objetivo de manter a rodovia em perfeitas condições de tráfego mesmo em períodos de chuvas. Além dos benefícios estruturais, as obras têm um relevante impacto social, pois estão gerando cerca de 500 empregos diretos e indiretos, movimentando a economia local.
Para o superintendente de Obras da Eixo SP, José Geraldo de Andrade, a implantação da terceira faixa no trecho entre Corumbataí e Cordeirópolis representa um marco significativo na modernização da Rodovia Washington Luís. Segundo ele, além de melhorar as condições de trânsito, atendendo à crescente demanda de veículos que circulam diariamente por esse trecho, as intervenções trarão mais agilidade e segurança para os motoristas.
Sobre a Eixo SP
A Eixo SP Concessionária de Rodovias administra mais de 1.221 km de estradas que passam por 62 municípios da região de Rio Claro, no centro do Estado, até Panorama, no extremo oeste, na divisa com o Mato Grosso do Sul. O maior contrato sob supervisão da Artesp (Agência Reguladora de Transportes do Estado de São Paulo) terá investimentos na ordem de R$ 14 bilhões em obras de ampliação, conservação, além da modernização de serviços ao usuário. Para mais informações acesse: www.eixosp.com.br.