O projeto está sendo estruturado pelo ministro da Educação, Camilo Santana e o governo federal.
Após lançamento do programa "Pé de Meia" para estudantes do ensino médio neste ano de 2024, o Ministro da Educação, Camilo Santana em entrevista para O Globo relatou a possibilidade de expansão do programa para o ensino superior em 2025.
O "Pé de Meia" é um programa que auxilia jovens de baixa renda a se manterem no ensino médio com uma remuneração. Segundo o próprio ministro, o projeto ainda está em elaboração para o ensino superior, mas a premissa é a mesma: a manutenção de universitários de baixa renda na universidade.
Para participar do "Pé de Meia" para estudantes de ensino médio é necessário ter entre 14 e 24 anos e a família do estudante ser cadastrada no CadÚnico e terão prioridade no programa os estudantes de família integradas ao programa Bolsa Família. São oferecidas remunerações por frequência, matrícula, pela conclusão do ano e pela participação no ENEM e podem participar do programa estudantes matriculados na rede pública de educação, seja no ensino médio ou na EJA.
Para os estudantes universitários, segundo Camilo, o programa ainda está em fase de estruturação e discussões com o presidente.
Na versão para o ensino médio, o governo está prevendo um investimento em torno dos 7 bilhões de reais em 2024.