Conforme o governo brasileiro, Putin manifestou 'solidariedade' no combate a queimadas. Presidentes trataram sobre a proposta de paz no leste europeu, defendida por Brasil e China. Lula e Putin
Montagem/Reuters
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou por telefone nesta quarta-feira (18) com o presidente da Rússia, Vladimir Putin, informou o Palácio do Planalto.
Segundo o governo brasileiro, na conversa, Lula e Putin trataram sobre queimadas no Brasil e sobre a guerra entre Rússia e Ucrânia no leste europeu.
Em nota, o Palácio do Planalto também informou que Putin "manifestou solidariedade ao Brasil no enfrentamento dos incêndios florestais".
Em relação ao conflito entre russos e ucranianos, o governo do Brasil afirmou que os dois presidentes trataram sobre a proposta de paz defendida por Brasil e China.
Brasil e China tentam convencer mais países a aderirem a proposta de cessar fogo do conflito iniciado há mais de dois anos, quando trupas russas invadiram o território da ucrânia.
Na próxima semana, após a Assembleia Geral da Nações Unidas, os governos brasileiro e chinês farão uma apresentação em Nova York sobre a proposta.
Em junho, Lula não quis participar de um encontro sobre a guerra liderado pela Suíça. Na ocasião, ele argumentou que a paz seria discutida sem a participação de representantes da Rússia. O presidente defende uma negociação que coloque ucranianos e russos nas negociações.
Lula já se encontrou com o presidente ucraniano Volodymyr Zelensky, que costuma criticá-lo por considerar a posição do líder brasileiro favorável a Putin.
Brics
De acordo com o comunicado, os presidentes conversaram ainda sobre a cúpula dos Brics, que será realizada na Rússia em outubro.