Queda na percepção na área ambiental ocorre em meio a queimadas em diversos estados. Margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. Pesquisa ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 130 municípios entre 5 e 9 de setembro. Vista aérea de um incêndio ilegal às margens da BR-230 perto da cidade de Lábrea (AM), em 4 de setembro de 2024.
Michael Dantas/AFP
Uma pesquisa realizada pelo Ipec (Inteligência em Pesquisa e Consultoria), entre os dias 5 e 9 de setembro, aponta que 44% dos entrevistados avaliam a gestão do governo Lula no meio ambiente como ruim ou péssima. E que 27% consideram ótima ou boa.
O Ipec ouviu 2 mil pessoas com 16 anos ou mais em 130 municípios. A margem de erro geral da pesquisa é de dois pontos percentuais para mais ou menos. O nível de confiança é de 95%.
O levantamento foi divulgado pelo jornal "O Globo" neste sábado (14). O g1 também teve acesso à pesquisa. Segundo a sondagem, o maior salto na percepção negativa do governo ocorreu na área ambiental na comparação desta pesquisa com a sondagem realizada em abril.
Conforme a pesquisa, em abril, 33% dos entrevistados consideravam o desempenho do Executivo no segmento ruim ou péssimo, 11 pontos percentuais a menos do que o revelado pelo levantamento de setembro.
Em abril, o tema do meio ambiente era um dos setores em que a gestão Lula era melhor avaliada.
Entre abril e setembro, o país registrou enchentes no Rio Grande do Sul, além de seca e queimadas em diversos estados das regiões Sudeste, Centro-Oeste e Norte.
Ipec: 35% avaliam o governo como ótimo ou bom; 34%, ruim ou péssimo
Sendo que, no levantamento mais recente, a reprovação ao desempenho do governo na área ambiental cresceu mais nas regiões Norte e Centro-Oeste.
Segurança pública
A percepção negativa do governo também aumentou na área da segurança pública, tema que tem sido bastante explorado nas campanhas municipais das principais capitais do país.
Em abril, 42% dos entrevistados consideravam o desempenho do governo Lula ruim ou péssimo nesse setor
Em setembro, o índice saltou para 46%
Em relação a esse setor, em abril, 27% dos entrevistados consideravam a gestão ótima ou boa. Em setembro, caiu para 26%.
Outras áreas
O levantamento Ipec aponta também uma piora da avaliação negativa do governo Lula em diversas outras áreas. Veja:
Educação
Em abril, 31% dos entrevistados consideravam o governo Lula ruim ou péssimo no setor. Os que consideravam bom ou ótimo eram 38%.
Em setembro, 34% avaliavam como ruim ou péssimo; 37% como bom ou ótimo.
Combate ao desemprego
Em abril, 39% dos entrevistados consideravam o governo ruim ou péssimo no tema; 26%, ótimo ou bom.
Em setembro, 41% avaliavam como ruim ou péssimo; 30%, ótimo ou bom.
Saúde
Em abril, 42% dos entrevistados consideravam o governo ruim ou péssimo no setor; 28%, ótimo ou bom.
Em setembro, 43% avaliavam o desempenho como ruim ou péssimo; 26%, ótimo ou bom.
Política externa
A pesquisa Ipec de setembro, no entanto, apontou uma leve redução na avaliação negativa do governo Lula no tema política externa/relação com outros países.
Em abril, 37% consideram a gestão desse setor ruim ou péssima; 30%, ótima ou boa.
Em setembro, 36% avaliavam o desempenho no tema como ruim ou péssimo; 29%, ótimo ou bom.