Na pesquisa com 1.106 pessoas, 22% responderam que ter melhores oportunidades é o fator mais importante para ser rico. Para outros 20%, trabalhar duro é o mais importante, enquanto 13% responderam "crescer em uma família rica". Mirante do Arvrão, no Vidigal, Zona Sul do Rio
Alexandre Macieira/Riotur
Pesquisa Datafolha divulgada nesta sexta-feira (6) revela o que, para moradores do Rio de Janeiro, é o principal fator para uma pessoa ser rica. Para 22% dos entrevistados, ter melhores oportunidades é o fator mais importante.
Para outros 20%, trabalhar duro é o mais importante, enquanto 13% responderam "crescer em uma família rica".
Outros 10% dos entrevistados disseram que o principal fator é ter boas relações; 8% ter talento e boas habilidades; 7% ter boa sorte; 6% ter ensino superior; 6% ser desonesto; 4% viver em um sistema econômico justo; 1% ter pais com ensini superior e 2% nenhum. Outros 2% não souberam responder.
A pesquisa também revelou o percentual de respostas para a mesma pergunta de acordo com os mais bem colocados na pesquisa sobre intenção de voto na eleição para prefeito do Rio.
Entre os eleitores de Eduardo Paes (PSD), o fator mais importante para ficar rico apontado foi ter melhores oportunidades (23% dos eleitores entrevistados); para os eleitores de Alexandre Ramagem (PL), o fator mais importante apontado foi trabalhar duro (26%); para os eleitores de Tarcísio Motta (Psol), crescer em uma família rica (38%).
A pesquisa foi feita presencialmente entre os dias 3 e 4 de setembro com 1.106 eleitores de 16 anos ou mais, foi encomendada pela Globo e pela Folha de S.Paulo, e registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo RJ-07390/2024.