ETA 2 precisou ser temporariamente desligada para despressurizar a rede e evitar danos em outras adutoras.
O Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro fez, na manhã desta sexta-feira (30), a troca emergencial de registro de uma adutora de 600 milímetros que apresentou vazamento na Avenida Brasil, com a Avenida Suécia, no Distrito Industrial.
De acordo com o departamento técnico da autarquia, foi necessário desligar temporariamente a Estação de Tratamento de Água (ETA 2), que abastece 60% do município e fica na estrada que liga Rio Claro ao distrito de Ajapi, para despressurizar totalmente a rede para evitar danos em outras adutoras.
Neste período, relatos de baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento de água nos imóveis sem caixa d"água nos bairros das regiões Leste, Oeste e alguns da região Sul foram contínuos.
O Daae informa que ter caixa d"água nos imóveis diminui os transtornos em ocasiões como esta.
Serão feitas descargas na rede, mas pode ocorrer casos pontuais de água escura, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas, telefones fixos e celulares.
A água também poderá ficar com aspecto "esbranquiçado", gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.
A ETA 1, que fica no bairro Cidade Nova e abastece os outros 40% da cidade, segue funcionando com bombeamento reduzido por conta do baixo nível do Ribeirão Claro devido à estiagem.
Em período de alerta hídrico, o Daae pede a colaboração dos munícipes durante a estiagem, fazendo uso reduzido e responsável da água, priorizando situações essenciais como alimentação e higiene pessoal. Não lavar calçadas, carros e quintais e, se possível, não usar a água para lazer.