CEO da BRK celebra reconhecimento da empresa no prêmio Valor Inovação 2024.
A BRK, uma das maiores empresas privadas de saneamento, está entre as marcas que mais investem em inovação no Brasil. Por mais um ano consecutivo, a companhia marcou presença no ranking Valor Inovação 2024 e, nesta edição, ocupa o quarto lugar na categoria Infraestrutura.
"Trata-se de um reconhecimento pelo desenvolvimento de projetos de alta eficiência no fornecimento de água e tratamento de esgoto nas regiões em que atuamos. Temos a inovação como um dos pilares do nosso trabalho e incorporado à cultura organizacional. Isso, aliás, é um dos nossos diferenciais, pois entendemos que inovação não é responsabilidade de uma área específica, mas algo que deve estar na essência do trabalho de todos os profissionais", destaca Alexandre Honore Marie Thiollier Neto, CEO da BRK.
A empresa segue em constante busca por inovações tecnológicas que promovem a eficiência operacional e adota as melhores práticas para otimizar seus processos. Entre as soluções fundamentais para o negócio da BRK, e que integram tecnologia de ponta, estão o uso de sensores inteligentes, IoT (Internet das Coisas), inteligência artificial e análise de dados para monitoramento em tempo real da infraestrutura. Com isso, melhoram as ações de detecção precoce de vazamentos, manutenção preditiva e otimização de recursos.
"Hoje, municípios em que os serviços são operados pela BRK têm se destacado entre as cidades brasileiras com padrões de excelência em perdas de água, por exemplo. Com métodos eficazes e sustentáveis baseados em inovação, conseguimos promover melhorias na qualidade da água e do esgoto tratados nestas regiões. Os benefícios impactam positivamente toda a sociedade, desde a saúde da população, meio ambiente das comunidades locais até na redução da emissão de gases de efeito estufa (GEE)", completa Alexandre Thiollier Neto.
Para a BRK, o avanço tecnológico desempenha papel fundamental no desenvolvimento e universalização do saneamento no Brasil. Por isso, busca cada vez mais tecnologias e inteligência de gestão para aperfeiçoar atuais processos e abrir caminho para demandas futuras. Com o uso da tecnologia, a empresa melhora a qualidade dos serviços prestados e promove a sustentabilidade no longo prazo.