Já foi o tempo em que a indústria contratava um funcionário sem saber nada e ia ensiná-lo lá dentro, no dia a dia. O mundo chegou a isso e São Manuel está inserido nesse contexto", disse Edinho.
Espaço vai oferecer mais de 30 cursos gratuitos por ano na cidade.
O Ciesp (Centro das Indústrias do Estado de São Paulo) prestigiou nesta quarta (14/08), a inauguração do Centro de Desenvolvimento Profissional e Empreendedorismo do Município de São Manuel, na região de Botucatu. O presidente em exercício do Ciesp, Francesconi Júnior, também visitou as instalações da Usina São Manoel, vencedora do Prémio Isto É Dinheiro por sua governança corporativa.
Segundo o diretor de Indústria e Comércio de São Manuel e vice-presidente do Ciesp Edson Baptistão, o Edinho, o centro será importante para formar a mão-de-obra da cidade, que trabalha nas cidades vizinhas como Botucatu, Lençóis Paulista e Barra Bonita.
Já foi o tempo em que a indústria contratava um funcionário sem saber nada e ia ensiná-lo lá dentro, no dia a dia. O mundo chegou a isso e São Manuel está inserido nesse contexto", disse Edinho.
O projeto, no entanto, também visa facilitar a atração de indústrias, tornando o ambiente favorável para os negócios. Neste sentido, o primeiro passo foi a implantação de um Distrito Industrial.
O centro inaugurado nesta quarta fica no Centro da cidade, tem prédio cedido pelo Estado ao município e chegou a abrigar uma escola temporariamente no ano passado. Após ter passado por obras de reforma e modernização, o prédio vai unificar a sede da Diretoria de Indústria e Comércio, a Universidade do Trabalhador e a do Sebrae. O espaço será utilizado também pelo Senai, Senac, Procon e PAT (Posto de Atendimento ao Trabalhador).
O conceito do centro envolve capacitação e treinamento de profissionais e de futuros empreendedores.
Cursos
O prefeito de São Manuel, Ricardo Salaro Neto, explicou que a ideia do Centro surgiu com o objetivo de promover desenvolvimento econômico para a cidade. De acordo com ele, o município tinha a necessidade de um espaço bem estruturado para acolher um programa do Município que existe há seis anos e promove parcerias e treinamentos. O programa já beneficiou 1.400 pessoas em mais de cem cursos. Com sede própria, o programa deverá oferecer 30 cursos por ano, segundo estima o prefeito.
Esse centro vai nos ajudar muito a criar oportunidades para que o cidadão de São Manuel possa melhorar e ter mais qualidade de vida através do emprego e do trabalho", disse o prefeito.
Descentralização e oportunidades
Durante a cerimônia de inauguração em São Manoel, o presidente em exercício do Ciesp, Francesconi Júnior, lembrou que as diretorias regionais da entidade vêm fazendo um mapeamento das vocações industriais por todo o estado em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico.
A indústria é pujante, a indústria gera os melhores empregos porque tem os melhores salários e é isso que a gente tem de buscar, trazendo oportunidades à população", disse Francesconi.
A diretora regional de Botucatu, Patrícia Dias, comemorou a abertura do centro e disse que o poder público da cidade tem tido uma visão empreendedora.
Estamos passando por um momento importante de prosperidade na região, porém está faltando mão de obra qualificada. Às vezes a gente vê que existe um grande empenho dos grandes centros em promover formação, mas eles não dão conta, então nós precisamos descentralizar esse trabalho. Eu acho que a grande sacada de São Manuel é essa descentralização que nós estamos vendo aqui. Que isso possa servir de exemplo para os outros municípios", disse Patrícia.