Observar o céu é quase sempre surpreender-se com uma novidade diferente. Uma estrela mais brilhante pode ser um planeta, uma chuva de meteoros ou qualquer coisa parecida sempre é novidade.
A de hoje é a Super Lua Azul. Fenômeno que acontece quando a Lua está em seu perigeu (ponto mais próximo da Terra) e a fase é a cheia. Esse não é um daqueles fenômenos que podem ser vistos apenas em alguns pontos ou com equipamento especifico, afinal, a Lua é uma das atrações do Sistema Solar como um todo.
A Lua Azul como é chamada tem a denominação por conta de dois momentos da história, um ocorreu em 1883 e o segundo em 1951. Em 1883, a Lua "ganhou" essa coloração especial por conta da erupção do vulcão Krakatoa, situado na Indonésia. O vulcão expeliu cinzas e essas permaneceram na atmosfera por anos, fazendo com que o pôr do sol no local ganhasse uma coloração esverdeada e a Lua ficasse azul.
Em 51, a causa do fenômeno foi a mesma, mas a motivação foi diferente. Por conta de incêndios florestais no Canadá, a fumaça foi espalhada pela América do Norte e a Lua "ficou" azul novamente.
O fenômeno será melhor observado no momento do pôr do sol, mas o fenômeno pode ser visto a partir das 15:25 da tarde de hoje (19). O único alerta dos especialistas para observar o fenômeno é que procurem locais sem nebulosidade.
E para os apaixonados pela astronomia, a tendência é tranquilizar-se, afinal, o fenômeno é raro, mas pode ser observado sem equipamentos e acontecem normalmente de dois em dois anos.
G1