O ranking analisa três fatores: as necessidades humanas, os fundamentos do bem-estar e as oportunidades e formula uma média a partir das notas dos parâmetros.
Em um estudo inédito, utilizando o Índice de Progresso Social, a IPS Brasil revelou que a terceira melhor cidade para se viver no Brasil está localizada no interior de São Paulo.
O IPS Brasil buscou classificar as melhores cidades do país a partir de três variáveis: as necessidades humanas básicas onde avaliações de elementos essenciais para a vida humana são considerados, o segundo fator é de fundamentos do bem-estar, onde o exame de aspectos fundamentais para vida são levados em consideração e em terceiro lugar, as oportunidades, que analisa as condições possíveis para a população atingir toda sua capacidade e participar da sociedade em geral.
Levando esses três aspectos em consideração, o IPS Brasil desenvolveu uma pontuação que pode ser positiva para o desenvolvimento de uma cidade como um todo. Independente da pontuação, os fatores considerados podem ser importantes para criações de políticas públicas ou manutenção dessas políticas públicas já existentes no município.
O ranking do IPS Brasil de 2024 é liderado por duas cidades do interior paulista: Gavião Peixoto é a primeira colocada em geral, em seguida de Brasília (DF) e a surpresa da lista é a colocação de São Carlos, em terceiro lugar.
Outras cidades do interior paulista foram mencionadas no ranking das 20 principais cidades para se viver segundo o IPS, sendo elas: Águas de São Pedro (8°), Araraquara (10°) e Piracicaba (16°).
A colocação de São Carlos tem algumas explicações que em conjunto formularam a alta nota de 70,96 no ranking: a alta expectativa de vida, as baixas taxas de homicídio e de poluição, as oportunidades geradas por conta do acesso ao ensino superior.
Rio Claro não fica tão distante das líderes no ranking das vinte melhores cidades. Em uma classificação de 67,22, a cidade fica a cerca de dois pontos da última cidade que apareceu no ranking das 20 melhores, que é Vinhedo, cuja classificação foi de 69,65.
Para ver o mapa completo, o link está disponível aqui.