Política G1 - Política

Pacheco vai consultar líderes antes de pautar PEC da Anistia

Presidente da CCJ pautou votação na comissão na quarta-feira que vem e quer que assunto seja votado no plenário no mesmo dia.

Por André Miranda

07/08/2024 às 13:53:57 - Atualizado há
Foto: Farol da Bahia
Presidente da CCJ pautou votação na comissão na quarta-feira que vem e quer que assunto seja votado no plenário no mesmo dia. O presidente do Senado , Rodrigo Pacheco, disse que só vai decidir sobre a possível votação da PEC da Anistia no plenário após consultar os líderes no Senado. O presidente da CCJ pautou votação na comissão na quarta-feira que vem e quer que assunto seja votado no plenário no mesmo dia. Ele disse que pediu a Pacheco para pautar no mesmo dia.

No entanto, Pacheco disse ao blog que só depois da reunião de amanhã com líderes vai decidir a data.

"Não tenho definição quanto a isso. Amanhã na reunião de líderes ouvirei a posição deles", disse.

Na Câmara, o texto já foi aprovado e teve amplo apoio e apenas dois partidos orientaram contrários - o Novo e a federação PSOL/Rede.

PEC da Anistia

A proposta aprovada pelos deputados perdoa o descumprimento pelos partidos das cotas para candidatos pretos e pardos nas eleições passadas.

Em contrapartida, por uma articulação da bancada negra, os partidos terão que repassar os valores que não foram pagos nas próximas quatro eleições, a partir de 2026.

Inicialmente, o texto também perdoava o descumprimento para as cotas de gênero, mas o trecho foi retirado da proposta.

Além disso, a PEC garante a imunidade tributária para os partidos políticos e traz uma redação que, na avaliação do Transparência Partidária, anularia todas as sanções de natureza tributária em processos que se arrastam há mais de cinco anos.
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2024 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal