Candidata concorre pela segunda vez ao cargo de prefeita de Belém. Nesta eleição, o PSTU não fez coligação com outros partidos. PSTU confirma candidatura de Well Macedo à prefeitura de Belém
Reprodução/TV Liberal
Durante convenção o partido Partido Socialista dos Trabalhadores Unificado (PSTU) oficializou nesta sexta-feira (2) a candidatura de Well Macêdo, 44 nos, à prefeitura de Belém. O vice candidato é Airton Moraes. O anúncio ocorreu na sede do Sindicato dos Trabalhadores da Construção Civil na capital.
Militante há 17 anos, foi candidata à vereadora de Belém em 2016. Seis anos mais tarde, em 2022, concorreu a uma vaga para deputada federal, mas não venceu em nenhuma das eleições.
Well Macêdo defendeu a valorização da mulher trabalhadora como o pilar central da sua candidatura à Prefeitura de Belém. Ela também prometeu atuar pelas causas das pessoas LGBTQIA+.
"A prioridade são as mulheres negras trabalhadoras e mães solo, como eu. Nosso projeto é um projeto socialista que vai defender a classe trabalhadora com foco nas mulheres negras que são as principais chefas de família e também as primeiras a serem demitidas em momentos de crise. Também temos como prioridade, além das mulheres negras, as pessoas LGBTQIA+", diz.
O partido não fez coligação e lançou ainda dois candidatos a vereador.
LEIA TAMBÉM
PL oficializa Éder Mauro como candidato
Partido Novo oficializa candidatura de Ítalo Abati
Podemos oficializa candidatura de Jefferson Lima
Republicanos confirma candidatura de Thiago Araújo à prefeitura de Belém
União Popular confirma candidatura de Raquel Brício à prefeitura de Belém
Perfil
Militante há 17 anos, Well Macêdo candidata à vereadora de Belém em 2016. Seis anos mais tarde, em 2022, concorreu a uma vaga para deputada federal, mas não venceu em nenhuma das eleições.
Well é jornalista, educadora social, atriz e ativista do Movimento Nacional Quilombo Raça e Classe.
Já o vice Airton Moraes. Ele é formado em farmácia pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e atualmente cursa mestrado profissional em Ciências Farmacêuticas também pela UFPA.
Calendário eleitoral
As convenções fazem parte do calendário oficial da Justiça Eleitoral e são um requisito necessário para as legendas e federações que desejam lançar políticos na disputa. Os partidos têm até o dia 5 de agosto para realizar as convenções.
Uma vez definidos os candidatos nas convenções, até o dia 15 de agosto, a Justiça Eleitoral vai receber os registros dos nomes escolhidos.
Nas eleições municipais, esses registros são feitos pelos partidos nos juízos eleitorais, a primeira instância.
VÍDEOS: veja todas as notícias do Pará
Confira outras notícias do estado no g1 PA