A 5ª Edição do Gas Meeting foi realizada na última terça-feira (30), na Associação Paulista das Cerâmicas de Revestimento (ASPACER). O evento contou com a apresentação da NewGas Consultoria em Energia, uma empresa que atua no mercado de gás desde 2014, oferecendo gestão, assessoria, consultoria e soluções personalizadas para a indústria nos mercados cativo e livre.
Durante sua apresentação, o Presidente da NewGas, Pedro Roberto Franklin, destacou a importância da negociação segura dos contratos. Ele enfatizou a relevância de ter um terceiro agente nas negociações para intermediação entre o supridor e a indústria. Franklin mencionou que os contratos de gás possuem muitas variáveis e que a presença de uma empresa que gerencie e faça projeções, análises de viabilidade e o acompanhamento pós-migração são essenciais para garantir contratos mais justos e equilibrados. "A indústria busca preço e flexibilidade, e nessas negociações buscamos trazer esse equilíbrio junto ao mercado livre de gás que tem cada vez mais ofertado uma variedade de opções", destacou.
O setor cerâmico tem se mostrado pioneiro nos avanços da abertura do Mercado Livre do Gás Natural. Empresas como Delta Porcelanato, Grupo Cecafi e Grupo Lef já iniciaram a transição do ambiente cativo para o livre. Recentemente, mais duas empresas aderiram ao mercado livre: Cedasa e Incopisos.
O próximo Gas Meeting já tem data marcada e será no dia 13 de agosto, com a participação da Galp, um grupo de empresas portuguesas do setor de energia.