Cidades Estado de São Paulo

Projeto Inverno do Procon-SP terminou neste final de semana com atendimento em Aparecida, Embu das Artes, São Luiz do Paraitinga e São Pedro

Durante o mês de julho, 16 cidades turísticas receberam atividades, algumas em parceria com o programa Cidadania Itinerante da Secretaria da Justiça e Cidadania e com o Ipem-SP.

Por Redação

29/07/2024 às 08:42:55 - Atualizado há
Imagem ilustrativa. Foto: Posto de Observação Net.

Encerrando o Projeto Inverno, unidades do Procon-SP Móvel e vans da Secretaria da Justiça e Cidadania estiveram nas cidades de Aparecida, Embu das Artes, São Luiz do Paraitinga e São Pedro nos próximos dias 26 e 27 de julho, oferecendo atendimento, orientação e recebendo reclamações de consumidores e turistas. Além dessas, Amparo, Atibaia, Bragança Paulista, Campos do Jordão, Cunha, Ibitinga, Itu, Olímpia, Porto Ferreira, São Bento do Sapucaí, São Roque e Socorro também receberam a primeira edição do Projeto Inverno do Procon-SP durante o mês de julho.

Procon-SP

Os especialistas do Procon orientaram sobre como encaminhar reclamações e queixas em relação a telefonia, internet, serviços bancários e financeiros, planos de saúde, dentre outros, além da distribuição de material educativo. Cidadãos superendividados receberam atendimento diferenciado, técnicos do Núcleo de Tratamento ao Superendividamento do órgão estarão orientando, caso a caso, indicando caminhos para que não cheguem ou consigam sair de situações de insolvência, recuperando sua capacidade de consumo.

Cidadania Itinerante

Em São Luiz do Paraitinga e São Padro, os cidadãos também tiveram acesso aos serviços do programa Cidadania Itinerante, tais como 2ª via do CPF e do Título de Eleitor, elaboração de currículo, consultas à Serasa, agendamento para tirar documento de identidade, carteira de trabalho digital, dentre outros, oferecidos pelo programa Cidadania Itinerante da Secretaria da Justiça e Cidadania.

Ipem-SP

As equipes do Ipem orientaram sobre vigilância de mercado, fiscalização metrológica de instrumentos de medição usados nas relações de consumo, como bombas medidoras de combustíveis, balanças e taxímetros, radares e etilômetros (bafômetro). Também, na área de saúde, por exemplo, sobre como são verificados termômetros e esfigmomanômetros (aparelhos que medem a pressão) e as quantidades fornecidas de produtos embalados, entre eles, os que compõem a cesta básica, entre outros.

Também ocorreu o esclarecimento de dúvidas à população sobre a vigilância do Ipem na área da qualidade, em produtos regulamentados como brinquedos, materiais escolares e componentes automotivos, assim como produtos têxteis como roupas, itens de cama, mesa e banho.

As equipes informaram sobre os serviços realizados no Centro Tecnológico da autarquia, composto por laboratórios modernos da área metrológica, assim como demais verificações que podem ser realizadas pelo Departamento de Avaliação e Certificação.

O Projeto Inverno do Procon-SP começou no último dia 5 com a divulgação de uma pesquisa de preços de hospedagem e alimentação em 12 municípios turísticos paulistas, com o objetivo de oferecer aos cidadãos que realizaram turismo doméstico no estado, valores referenciais para uma melhor programação de gastos durante as férias.

Veja aqui as informações sobre atrações nas cidades que fazem parte do Projeto Inverno 2024 com as respectivas datas, horários e endereços. Mais informações sobre o Projeto Inverno no site do Procon-SP.

Fonte: Procon-SP
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2024 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal