Provas serão em outubro para estudantes do 8º e do 9º ano, em todos os estados e no Distrito Federal.
Com a previsão de participação de quase 200 mil estudantes e professores de todo o país, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética está de volta. A edição 2024 foi confirmada pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) e conta com o apoio das empresas vinculadas à Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee), como a Neoenergia Cosern (RN), Neoenergia Pernambuco (PE), Neoenergia Coelba (BA), Neoenergia Elektro (SP) e Neoenergia Brasília (DF).
Voltada para estudantes do 8º e 9° anos do Ensino Fundamental das redes pública e particular de ensino, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética (ONEE) passou a ser uma iniciativa anual e aberta a participantes de todos os estados brasileiros após duas edições piloto em 2021 e 2022. A ONEE tem como objetivo transmitir informações aos estudantes sobre o uso seguro e racional da energia elétrica, além de contribuir para a criação de uma geração de consumidores conscientes.
"Somada aos projetos que desenvolvemos cotidianamente, a Olimpíada Nacional de Eficiência Energética é um importante marco para a formação de professores e estudantes, replicadores do conhecimento junto à sociedade, sobre o consumo consciente de energia. Estamos muito felizes em saber que, após participamos como proponentes nas duas etapas do projeto piloto, a iniciativa agora será anual e abrangendo cada vez mais participantes de todos os estados brasileiros", destaca Ana Christina Mascarenhas, superintendente do Programa de Eficiência Energética da Neoenergia.
Os estudantes de cada estado e no Distrito Federal, com melhor desempenho na competição, além da medalha, irão ganhar um notebook. Aqueles agraciados com medalhas de ouro, prata e bronze na ONEE estarão automaticamente classificados para a 2ª fase da Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) do ano seguinte, sem a necessidade de participação na 1ª fase da ONC.
Haverá também uma disputa adicional entre os mais bem colocados de cada estado e do Distrito Federal, totalizando 27 competidores, para a escolha da campeã ou do campeão nacional, que receberá um prêmio adicional.
Formação para professores e alunos
O modelo da ONEE propõe a difusão dos conhecimentos sobre eficiência energética em todo o ambiente escolar, e não apenas entre as turmas que participarão da premiação. Para isso, é prevista a formação de professores das escolas inscritas. Eles terão acesso ao conteúdo relacionado ao uso consciente da energia em formato de módulos.
O material oferecido pela olimpíada oferece abordagens de vasta contribuição para o processo de ensino-aprendizagem, além de despertar habilidades para intervenção junto aos alunos, principalmente quando se trata de conceitos sobre energia, fontes de energia e eficiência energética.
Os estudantes inscritos também terão acesso a um curso por módulos sobre as melhores práticas do uso de energia, que demonstrará como o uso eficiente da energia tem papel fundamental na sociedade. Entre os assuntos incluídos na formação, estão: introdução à energia e suas transformações; fontes e matrizes energéticas; produção/geração de energia e consumo consciente; e ações de eficiência energética e combate ao desperdício.
SERVIÇO
Inscrições: https://www.onee.org.br/
? Período de inscrições: 15/07 até 04/10
? Formação de professores: 22/07 até 05/10
? Provas e Desafios (FASE I e II)
? Resultado Final: 25/10