O 18° Anuário do Fórum de Segurança Pública foi publicado nesta quinta-feira (18) e divulga uma série de dados relacionados a violência no Brasil.
O Estado de São Paulo teve um roubo ou furto de aparelho celular a cada 1 minuto e 42 segundos em 2023.
Estes são registros do décimo oitavo Anuário do Fórum de Segurança Pública, que foi divulgado nessa quinta-feira (18).
São mais de 150 mil registros de furto e outros 137 mil registros de roubo de aparelho celular, apesar dos números altos, o comparativo com 2022 aponta uma queda de 12% nestas ocorrências.
Outro número preocupante em relação aos furtos e roubos de aparelhos celulares são as taxas destes crimes em vias públicas, que totalizaram mais de 70% destes registros.
Com esse conjunto de fatores, o Anuário publicou que 15 das 50 cidades com mais de 100 mil habitantes com os maiores números de subtrações estão localizadas no estado paulista.
O trabalho também indica uma série de fatores relacionados aos números frequentes deste casos, como furtos ocorreram mais nos finais de semana em períodos de menos movimento ou roubos acontecem em horários de "pico" durante a semana.
O Anuário também publicou quais são as marcas mais visadas pelos criminosos, sendo os celulares Samsung, os primeiros colocados neste ranking, seguido pela Apple.
Outros crimes foram colocados em prática pela popularização dos smartphones, como o crime de estelionato. Segundo os dados do Anuário, esta prática criminosa cresceu mais de 8% no ano de 2023, o que totaliza uma prática de estelionato a cada oito segundos. Esta tentativa de crime aumentou mais ainda quando o crime é cometido por meios eletrônicos, com a prática aumentando em 13%.
O Estado de São Paulo também teve o maior aumento na prática deste crime: 22%.