Chuva forte de 80mm forçou parada temporária da ETA 2 e bombeamento da ETA 1 foi diminuído por conta do aumento da turbidez do Ribeirão Claro e do rio Corumbataí. Também causou vários alagamentos e estragos em Rio Claro neste domingo (19).
Com o temporal de 80mm neste domingo (19), os dois mananciais que abastecem Rio Claro, o rio Corumbataí e o Ribeirão Claro, apresentaram aumento de turbidez.
Com essa mudança brusca dos rios, o Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) de Rio Claro precisou parar temporariamente a captação de água bruta no rio Corumbataí que abastece a Estação de Tratamento de Água (ETA 2), que fica na estrada vicinal Nicolau Marotti e liga o município ao Distrito de Ajapi e é responsável por 60% do abastecimento em Rio Claro. Também foi necessário diminuir o bombeamento da ETA 1, no bairro Cidade Nova, responsável pelo abastecimento dos outros 40% do município.
Com a parada forçada da ETA 2, a Central de Distribuição deve ter o funcionamento temporariamente diminuído.
De acordo com o departamento técnico da autarquia, essa é uma ação realizada por diversas cidades nesse tipo de situação e é necessária como medida preventiva para manter a qualidade da água, já que a turbidez dos rios está bastante elevada, muito acima do determinado pelo CONAMA (Conselho Nacional do Meio Ambiente), para realização de tratamento da água bruta em rios.
"Turbidez é grande quantidade de barro e matéria orgânica na água dos rios, deixando sem condições de tratamento. Acontece nos rios pelo arraste das fortes chuvas e isso impossibilita a captação e o tratamento da água, consequentemente, o fornecimento", explica o diretor técnico do Daae, Denilson Massaferro Junior.
Pode ocorrer baixa pressão ou interrupção temporária no abastecimento de água nos imóveis sem caixa d"água.
"Pedimos a compreensão de toda a população neste momento caótico causado pelo forte temporal que causou vários alagamentos e também fez diversos estragos na cidade. Seguimos trabalhando para restabelecer a normalidade do abastecimento o quanto antes, assim que os rios apresentarem melhoras nos níveis de turbidez e possibilitar o tratamento da água", acrescenta o superintendente do Daae, Sergio Ferreira.
Serão feitas descargas na rede, mas a paralisação pode ocasionar casos pontuais de água escura quando o abastecimento for retomado, que devem ser relatados à Central de Atendimento da autarquia, no telefone 0800-505-5200, que atende 24 horas telefones fixos e celulares.
A água também poderá ficar com aspecto "esbranquiçado", gerado por microbolhas, que somem depois de alguns segundos, sem prejuízo à qualidade da água.