No mundo da diplomacia, chamar um embaixador para consultas significa que algo não está funcionando bem na interlocução com o outro país. O Itamaraty (Ministério das Relações Exteriores) convocou o embaixador do Brasil na Argentina, Julio Bitelli, para consultas. Ele está em Brasília e teve uma reunião com o ministro Mauro Vieira, das Relações Exteriores.
No mundo da diplomacia, chamar um embaixador para consultas significa que algo não está funcionando bem na interlocução com o outro país.
O objetivo da visita, segundo fontes do Itamaraty, é "discutir a conjuntura e como tocar a relação" com o governo Javier Milei. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e Milei, representantes de diferentes campos ideólogicos e políticos, têm uma relação pouco amistosa, apesar de Brasil e Argentina terem um no outro os principais parceiros no continente.
Milei, desde que ganhou a eleição, em novembro de 2023, nunca se reuniu com Lula. Ele esteve no Brasil há 10 dias, mas foi para participar de uma convenção de políticos conservadores, rivais do presidente brasileiro.
A reunião do embaixador com Mauro Vieira ocorreu pela manhã. Bitelli deve se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, mas ainda não há confirmação de quando isso acontecerá. Ele deve ficar alguns dias no Brasil.
Bitelli foi protagonista da aproximação entre Mauro Vieira e Diana Mondino, a ministra das relações exteriores da Argentina. Ele tem amplo acesso em Buenos Aires e, por isso, foi chamado para consultas.
Relação de Lula com Milei
Um dos episódios mais recentes nessa relação conturbada — além da ida de Milei ao fórum conservador — foi um post que o presidente argentino fez em suas redes sociais no início do mês.
Milei se referia, de forma genérica, a opiniões que, segundo ele, são típicas de um "perfeito dinossauro idiota". Ele não diz quem é essa pessoa.
Ao longo da postagem, Milei vai elencando o que, para ele, são opiniões desse tipo de pessoa.
Em determinado momento, ele diz, por exemplo, que o "perfeito idiota" não reconhecem que a recente tentativa de golpe militar na Bolívia foi uma "fraude".
Depois, ele diz que o "perfeito idiota" se incomoda com as declarações de Milei sobre Lula. Segundo o presidente argentino, ele fala a verdade, e isso incomoda o "perfeito idiota". A verdade sobre Lula, na visão de Milei, é que o brasileiro é "comunista" e "corrupto".
Esse post gerou incômodo no Palácio do Planalto, mas Lula não se manifestou sobre ele pessoalmente.