Política G1 - Política

Eleições na Argentina: cerca de 23 mil cidadãos argentinos estão habilitados para votar no Brasil, diz embaixada

Segundo turno da eleição argentina acontece neste domingo (19), disputa está entre Sergio Massa e Javier Milei.

Por André Miranda

19/11/2023 às 00:25:28 - Atualizado h√°
Segundo turno da eleição argentina acontece neste domingo (19), disputa está entre Sergio Massa e Javier Milei. O segundo turno das eleições argentinas acontecem neste domingo (19) e cerca de 23 mil cidadãos argentinos estão habilitados para votar no Brasil, segundo a embaixada da Argentina em Brasília.

Os candidatos que disputarão o segundo turno são: Sergio Massa — da coligação governista e atual ministro da Economia da Argentina —, e Javier Milei — candidato populista que se define como libertário (veja mais abaixo).

O voto no estrangeiro é opcional e estão aptos a votar no Brasil os cidadãos argentinos que mudaram de domicílio até o dia 25 de abril de 2023.

Argentina: Javier Milei e Sergio Massa debatem pela última vez antes da eleição

Aqueles que estão no exterior e não realizaram a mudança de domicílio, ou seja, que ainda têm domicílio na Argentina, terão um prazo de 60 dias úteis para justificar o fato de não terem votado.

A votação acontecerá na embaixada da Argentina em Brasília e nos 10 consulados argentinos espalhados pelo país. As justificativas também poderão ser apresentadas nos mesmos locais.

Em Brasília, 365 pessoas estão autorizadas a votar. Todos são cidadãos argentinos residentes em Brasília ou nos estados do Acre, Amazonas, Goiás, Mato Grosso, Rondônia e Roraima, além de diplomatas e suas famílias.

Os locais de votação estão abertos das 8h às 18h deste domingo (19) e o processo será realizado por meio de uma cédula única de papel onde o eleitor marca sua preferência com um "x".

Finalizada a votação, os votos serão contados e os resultados serão colocados em um sistema criado pelo Itamaraty em conjunto com a Direção Nacional Eleitoral, também será realizado o envio online das atas assinadas pelas autoridades da mesa.

Segundo a embaixada, em até dois dias úteis, todo material eleitoral e as atas originais serão enviados pelo correio diplomático à Direção Nacional Eleitoral para apuração dos votos finais.

Eleições

O primeiro turno das eleições argentinas aconteceu no dia 22 de outubro. Na ocasião, Sergio Massa terminou a frente da disputa com cerca de 36% dos votos, enquanto o segundo colocado, Javier Milei, terminou com aproximadamente 29%.

O resultado foi surpreendente, pois, em agosto, Milei venceu as eleições primárias que são consideradas uma espécie de ensaio para o que deve acontecer no primeiro turno. Na ocasião, o candidato que se define como libertário teve 29,86% dos votos e Sergio Massa ficou em terceiro lugar com 27,27%.

De acordo com a embaixada da Argentina no Brasil, no primeiro turno, 2.627 cidadãos argentinos votaram no Brasil nas eleições argentinas.
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

O Jornal

© 2023 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal