Parceria possibilitará a redução de CO2 com energia solar em 13 operações da Concessionária.
Produzir a própria energia vem se tornando uma possibilidade cada vez mais explorada por grandes empresas para reduzir a emissão de gases com efeito estufa (GEE). Com o objetivo de tornar as suas operações ainda mais sustentáveis, a BRK - uma das principais empresas privadas de saneamento do país - acaba de firmar parceria com a Elera Renováveis - uma das maiores empresas do setor de energia renovável do Brasil - para a autoprodução de energia solar para 13 operações da concessionária.
Com operação a partir de 2025, a energia fotovoltaica será produzida pelo Complexo Solar Janaúba da Elera, localizado em Minas Gerais, e deve gerar um volume de 13,67 MWm (megawatts-médio de potência), com capacidade instalada de 48MW. Toda essa produção será distribuída para algumas das unidades operacionais da BRK pelo país, nas regiões Centro-oeste, Sudeste e Sul.
"Há vários benefícios envolvidos nessa migração. Além de tornarmos nossas operações mais eficientes do ponto de vista energético, contribuímos significativamente com o meio ambiente. É um movimento importante para a nossa companhia e para o setor", explica Alexandre Honore Marie Thiollier Neto, CEO da BRK. A BRK e a Elera estão no portfólio da Brookfield Asset Management.
A Elera é um dos maiores players em autoprodução no Brasil, seguindo na vanguarda dos esforços para promover a descarbonização e um desenvolvimento sustentável no Brasil, reforçando seu papel como agente chave na transição para uma matriz energética mais limpa e renovável. A companhia desenvolve soluções de descarbonização e produtos sob medida para os clientes de diferentes setores. "Nosso objetivo é auxiliar nossos clientes a descarbonizarem sua matriz energética de forma competitiva, oferecendo a experiência de um líder na construção e operação de ativos renováveis de altíssima qualidade, e a nossa capacidade de negociar parcerias de autoprodução que atendem as necessidades específicas de cada cliente", destaca o vice-presidente Comercial e de Novos Negócios da Elera, Carlos Guerra.
Desde 2019, a BRK atua no mercado livre de energia para abastecer algumas das unidades de média e alta tensão. Em 2024, por meio dessa parceria de longo prazo, a companhia avança para a autoprodução. "Saneamento e sustentabilidade caminham juntos e esse é mais um passo que damos em prol da preservação ambiental. Em um ano de autoprodução de energia, deixaremos de emitir 7.570,53 toneladas de CO2", ressalta Rafaella Lange, gerente de eficiência operacional da BRK.
Com o aumento da utilização de energia renovável, com a migração de mais unidades operacionais para o mercado livre, a BRK atingirá suas metas de desenvolvimento sustentável já neste ano. O objetivo da companhia era contar com 70% de energia obtida a partir de fontes renováveis em suas operações até 2030, e a previsão é terminar 2024 com 80%. Considerando a energia consumida no mercado cativo, o percentual oriundo de fontes renováveis atinge 97%.
Certificação Internacional
A energia produzida pela BRK em parceria com a Elera tem certificado internacional - o International REC Standard (I-REC) que funciona como um selo de qualidade, assegurando que a energia que a BRK utiliza, em parceria com a Elera, é 100% renovável. Isso significa que cada quilowatt-hora de energia consumido pelas operações da BRK vem de fontes limpas, como o sol, contribuindo para um planeta mais sustentável.