Concessionária investiu na troca e na extensão de redes de esgoto no município.
Embora não visíveis por estarem sempre enterradas nas vias públicas, as redes de esgoto são tubulações bastante presentes na rotina dos rio-clarenses. Responsáveis por direcionar todo o esgoto dos imóveis até as estações de tratamento, as redes são implantadas para durarem décadas, mas assim como as instalações elétricas ou os equipamentos eletrônicos, elas também têm uma vida útil. Em Rio Claro, a BRK - responsável pelos serviços de esgoto no município - possui um programa anual de trocas de redes.
No primeiro semestre de 2024, por exemplo, 30 mil pessoas dos bairros Terra Nova, Bosques de Rio Claro e Vila Indaiá foram beneficiadas pela troca de tubulações.
"As tubulações existentes no local já tinham alcançado a capacidade de atendimento", explica Rodrigo Zangirolami, gerente de operações da BRK em Rio Claro.
A obra contemplou a substituição das tubulações de manilha e concreto por de materiais mais modernos, como PVC (Policloreto de Vinila), com melhor qualidade e durabilidade. "Com as adequações realizadas, material mais avançado e durável, esse trabalho preventivo garante mais eficiência ao sistema de esgotamento sanitário", destaca o gerente.
Além das trocas das tubulações de esgoto, a BRK também executou, neste primeiro semestre, a extensão de trechos de redes de coleta no município para atender o crescimento urbano da cidade. As principais expansões do sistema de coleta de esgoto aconteceram no Jardim Novo e Ajapi.
Rio Claro é referência em saneamento básico. E o trabalho contínuo e preventivo, desempenhado pela BRK, na expansão e na infraestrutura do sistema de esgoto do município, tem garantido melhorias na qualidade de vida e na saúde da população por meio da destinação adequada dos esgotos.