Feriado desta terça-feira é chamado de "Revolução Constitucionalista de 1932".
Amanhã será dia 9 de julho e em todo o estado de São Paulo, a data é considerada como feriado.
O feriado desta terça-feira tem uma explicação, baseada no contexto histórico e político da época.
Nos anos de 1930, o Brasil assim como o resto do mundo passava por uma enorme crise financeira causada por conta da Grande Depressão de 1929 (quando a bolsa americana entrou em crise). No período, o Brasil estava no que conhecemos da Política Café com Leite, onde paulistas e mineiros revezavam-se como presidentes do Brasil.
Porém, na época, os primeiros movimentos ao longo do país começavam a fazer com que outras lideranças políticas ganhassem força e incomodassem a política de presidentes atuais. Este movimento é liderado por Getúlio Vargas.
Em 1932, tropas paulistas se rebelaram contra Getúlio, que em 1930, assumiu o poder no país. Apesar do feriado ser conhecido como "Revolução Constitucionalista de 1932" e ter data programada para o dia 9 de julho, a mobilização do grupo paulista começa muito antes, mas fora do estado, não ganhou apoio.
Por isso, a data é considerada apenas feriado no Estado de São Paulo. Desde 1997, onde o presidente Fernando Henrique Cardoso promulgou a lei que abria a possibilidade de cada unidade federativa ter um feriado civil e a data escolhida em São Paulo foi o dia 9 de julho.
A data foi oficializada através de um PL, que foi sancionado na época pelo governador Mário Covas.
Em Rio Claro, a data contará com ato cívico durante a manhã.