Decisão, do ministro Og Fernandes, cita caráter essencial do serviço e interrompe greve que se arrasta há meses. Incêndio em Roraima: brigadista do Ibama combate o fogo no munícipio de Canta
Bruno Kelly/Reuters
O Superior Tribunal de Justiça impôs uma dertota nesta quinta-feira (4) ao movimento grevista que há meses limita os trabalhos de servidores do Ibama. Por ordem do ministro Og Fernandes, 100% do funcionalismo "designado para as atividades de licenciamento ambiental, gestão das unidades de conservação, resgate e reabilitação da fauna, controle e prevenção de incêndios florestais e emergências ambientais" precisa retomar as atividades.
???? A decisão também impõe multa de R$ 200 mil por dia caso haja descumprimento da ordem.
Paralisação dos servidores do Ibama passa de 100 dias e operações de fiscalização estão praticamente paradas
Pantanal: incêndio de 2024 supera o registrado no mesmo período de 2020, ano recorde de queimadas
O governo Lula ingressou com a ação diante de uma paralisação que se arrasta há meses e com o agravante das queimadas históricas que afligem o Pantanal, no centro-oeste do país.
Segundo o ministro, as atividades listadas na ordem são de "natureza essencial" e "estão relacionadas à execução da política de proteção e defesa do meio ambiente".
O movimento grevista ganhou corpo em outubro de 2023. O governo apresentou uma proposta de resstruturação de cargos e carreiras, que segundo a decisão varia "de 14% a 37% para o período de 2024 a 2026". Ainda assim, não houve acordo.