Após 30 anos, antigo PSMI passou a ser gerenciado pela Santa Casa de Misericórdia.
Rio Claro inaugurou nesta sexta-feira (28) a unidade de urgência e emergência Nossa Senhora de Lourdes (antigo PSMI). A partir de parceria da prefeitura de Rio Claro com a Santa Casa de Misericórdia, o prédio da unidade foi totalmente reformado.
Em 2022, o prefeito Gustavo transferiu a administração do antigo PSMI para a Santa Casa, o que possibilitou a abertura de 24 leitos hospitalares e a instalação de quatro poltronas de observação. Deste total, 10 leitos são equipados com UTI.
"Isto o que estamos vendo aqui é o resultado de uma parceria da prefeitura com a Santa Casa, tendo o apoio da Câmara Municipal, e que faz parte dos investimentos que estamos fazendo na infraestrutura do sistema público de saúde", afirmou o prefeito Gustavo.
O provedor da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Rio Claro, Danusio Antonio Diniz, agradeceu ao prefeito Gustavo pela sensibilidade em se mobilizar para mudar uma situação que se arrastava há 30 anos. Desde 1994, o gerenciamento do pronto-socorro da Avenida 15 era de responsabilidade do município.
O médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação Municipal de Saúde, destacou que a unidade já está em pleno funcionamento, oferecendo atendimento de excelência. "O prefeito teve a coragem de fazer esta mudança, muito boa para a população".
A qualidade das instalações do prédio após a reforma foi ressaltada pelo vereador Serginho Carnevale, que comparou os serviços ali oferecidos aos de hospitais particulares.
O prédio, localizado na Avenida 15 com Rua 2, abriga 24 leitos e, além da reforma, recebeu novos móveis e equipamentos. O local recebeu investimentos da ordem de R$ 2,2 milhões.
O convênio entre prefeitura e Santa Casa prevê repasse mensal de R$ 1,2 milhão do município à Santa Casa para atendimentos a pacientes e tem apresentado resultados positivos, com mais agilidade e resolutividade no serviço prestado.
Da inauguração nesta sexta-feira também participaram os vereadores Hernani Leonhardt, Julinho Lopes, Diego Gonzales e Geraldo Voluntário, representantes do Conselho Municipal de Saúde, diretores e funcionários da prefeitura e da Santa Casa.