Data foi comemorada mundialmente no?dia?23 de junho; concessionária ressalta a participação feminina na área
A BRK, empresa responsável pelos serviços de esgotamento sanitário em Rio Claro, dispõe de uma estratégia de negócios ESG com ações relacionadas às temáticas ambientais, sociais e de governança, e tem entre seus principais compromissos a ampliação da participação feminina no setor de saneamento.
Em homenagem ao Dia Internacional das Mulheres na Engenharia, celebrado em 23 de junho, a companhia destaca a importância do papel dessas profissionais na operação diária da empresa.
Carine Cristine Barbosa trabalha na BRK há quase quatro anos e destaca como a formação em engenharia contribui para o desenvolvimento de suas atividades. "A engenharia aborda muitas ferramentas para a realização de diversas atividades importantes como planejamento, organização, produtividade e melhoria contínua. E o conhecimento dessas ferramentas me ajuda a compreender e ter uma visão ampla das atividades diárias do meu setor, bem como tomar decisões mais eficientes".
"A formação em engenharia forneceu uma base muito sólida que me orienta nos momentos de análise das minhas atividades, na resolução de problemas que surgem no dia a dia, e uma segurança técnica daquilo que tenho de conhecimento para tomar as melhores decisões e soluções. É um prazer fazer parte de algo em que participei ativamente e ver construído, funcionando e trazendo benefícios à população, de soluções que estudei, pensei e me esforcei para fazer o melhor", destaca Carine.
Ainda que a presença das mulheres na engenharia esteja em crescimento, ainda há muitos desafios a serem enfrentados. "É uma realização e uma conquista, por mostrar que a força de uma mulher a torna capaz de ser o que ela deseja ser. E ser engenheira é um dos exemplos disso".
Por meio do programa Diversifik, a BRK atua com ações que promovem a diversidade, a inclusão e a equidade de gênero na companhia. Um dos compromissos é atingir 40% de mulheres em posições de liderança e ter um quadro de funcionários formado por 30% de trabalhadoras até 2024. Essas metas estão alinhadas à iniciativa "Equidade é Prioridade", promovida pelo Pacto Global (ONU) e da qual a BRK é signatária.