Política G1 - Política

Governo reúne sala de situação após MS decretar situação de emergência por queimadas no Pantanal

Mais de 600 mil hectares foram consumidos pelo fogo no bioma neste ano.

Por André Miranda

24/06/2024 às 18:10:12 - Atualizado há
Foto: G1 - Globo.com
Mais de 600 mil hectares foram consumidos pelo fogo no bioma neste ano. Nesta segunda-feira (24) a sala de situação que acompanha as queimadas no Pantanal se reuniu pela terceira vez. O mecanismo, criado há 10 dias, é coordenado pela Casa Civil e participam também os ministérios do Meio Ambiente, Integração, Defesa e Justiça. Ao todo, 19 ministérios atuam nas ações contra desmatamento, incêndios e seca. Além do Pantanal, o bioma Amazônico também é monitorado.

Nesta segunda-feira (24), o Mato Grosso do Sul decretou situação de emergência nos municípios atingidos pelo fogo. Assim, o estado consegue executar ações emergenciais sem que haja licitações.

'Parece um pesadelo que nunca termina', diz ribeirinho sobre incêndios no Pantanal

No último domingo (23) a área queimada no Pantanal chegou a 627 mil hectares (480 mil hectares em MS e 148 mil, em MT), segundo dados da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Dados do Programa de Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), mostram que esse é o pior mês de junho no bioma desde quando a série histórica foi criada em 1998

Além da sala de situação, o governo federal também oficializou um pacto entre a união e os estados do Pantanal para cooperação entre os estados e estratégias de combate integrada.
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2024 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal