O índice da cidade, segundo o relatório, é de 23,3 homicídios por 100 mil habitantes.
Nos últimos dias, o IPEA lançou o Altas da Violência, relatório nacional que busca evidenciar os números da violência nas cidades acima de 100 mil habitantes.
Neste momento, o Atlas da Violência lançado neste ano, é referente aos dados divulgados em 2022. A pesquisa realizada pelo IPEA e pelo Fórum de Segurança Pública, utilizando os dados do Sistema de Informações sobre Mortalidade (SIM), do Ministério da Saúde.
O indicativo de Rio Claro no período ainda está abaixo do tamanho médio, que é de 26,2. Porém, em comparação com outras cidades da região, o número é um tanto quanto preocupante.
Em comparação a São Carlos e Araraquara, por exemplo, Rio Claro tem uma média acima do normal. Enquanto Araraquara tem uma média de 4,5 homicídios por 100 mil habitantes. Já em São Carlos, o número é maior: 20 homicídios por 100 mil habitantes.
A taxa de Rio Claro é de 23,3 homicídios por 100 mil habitantes. Ou seja, na cidade que contabiliza 201 mil habitantes, foram registrados 47 homicídios entre homicídios registrados e homicídios ocultos.