Pesquisa mensal do Procon-SP revela que a taxa de juros para empréstimo pessoal teve alta em junho
Levantamento mensal sobre taxa de juros feito pelo Procon-SP, revela que a taxa média de juros para empréstimo pessoal nos principais bancos comerciais do país passou para 7,99% ao mês – um acréscimo de 0,16 p.p. em relação a maio, que era de 7,83%.
A Caixa Econômica Federal aumentou sua taxa de 4,96% a.m. para 5,99% a.m. (um aumento de 1,03 p.p), representando uma variação positiva de 20,77%. Já o Bradesco reduziu sua taxa de 8,99% ao mês, para 8,97% (uma redução de 0,02 p.p.), representando uma variação negativa de -0,22%.
A modalidade do cheque especial permanece sem alterações desde fevereiro de 2021, com uma taxa média de juros de 7,96% ao mês em todos os bancos pesquisados.
Veja o relatório da pesquisa
O levantamento é feito mensalmente nas instituições financeiras Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú, Safra e Santander. Neste mês, a coleta dos dados foi feita no dia 3.
Para o consumidor final de crédito, os juros continuam altos. Por essa razão, é necessário organizar a vida financeira e definir prioridades para não comprometer demais o orçamento.
Caso seja necessário contratar um empréstimo, o consumidor deve evitar os de longo prazo que embutem custos maiores, principalmente, o rotativo do cartão de crédito, cuja taxa está entre as mais altas do mercado.