Convênio com Unesp e Claretiano foi assinado nesta semana.
A prefeitura de Rio Claro firmou nesta semana convênio com a Universidade Estadual Paulista (Unesp) e o Claretiano – Centro Universitário para a realização de ações de extensão universitária, consolidando a cidade como pioneira no estado de São Paulo nesta área.
A assinatura deste convênio é vista como avanço notável, evidenciando a agilidade e a proatividade da sociedade rio-clarense diante das atuais regulamentações do Ministério da Educação. Este acordo atende a essas diretrizes legais e promove uma integração mais profunda entre a academia e a comunidade local.
A resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018, estabelece que "as atividades de extensão devem compor, no mínimo, 10% do total da carga horária curricular estudantil dos cursos de graduação, as quais deverão fazer parte da matriz curricular dos cursos".
O convênio entre a Prefeitura de Rio Claro, a Unesp e o Centro Universitário Claretiano atende encaminhamento realizado pelo Conselho Municipal de Ciência, Tecnologia e Inovação.
As ações de extensão universitária, que incluem projetos nas áreas de saúde, educação, cultura e desenvolvimento econômico, social e sustentável, proporcionarão aos estudantes uma formação prática e engajamento social essenciais. Além disso, a comunidade se beneficiará diretamente das iniciativas desenvolvidas, que visam resolver problemas locais e melhorar a qualidade de vida dos cidadãos.
O prefeito Gustavo, que assinou o convênio com o reitor da Unesp, Pasqual Barretti, e com o reitor do Claretiano, Pe. José Valentim de Carvalho, destacou que este convênio representa um grande passo para o futuro da educação na cidade. "Estamos orgulhosos em sermos pioneiros no estado de São Paulo, demonstrando nosso compromisso com a educação de qualidade e a inovação", afirmou. Gustavo destacou ainda que o convênio enriquecerá a formação de estudantes e fortalecerá a comunidade, promovendo desenvolvimento e bem-estar.
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti, o objetivo é aproveitar o conhecimento de estudantes da educação superior em atividades e projetos para atendimento às demandas da sociedade rio-clarense.