Homenagem aconteceu na terça-feira (11).
Por meio do Decreto Legislativo 711/2024, de autoria do vereador Hernani Leonhardt (MDB), a Câmara Municipal realizou a entrega da Medalha de Honra ao Mérito a Dalva Christofoletti Paes da Silva. A solenidade foi realizada no Plenário do Legislativo na noite de terça-feira, 11/6.
A Mesa Principal, presidida por Hernani Leonhardt, contou com: prefeito Gustavo Perissinotto, vereador Geraldo Voluntário (MDB), presidente do MDB Rio Claro Bruno Oliveira, presidente da Associação Paulista de Municípios Marcelo Barbieri e ex-prefeito Kal Machado.
Nascida em Rio Claro, a homenageada conta com ampla folha de serviços prestados à nação. Integra o Movimento Municipalista, que tem como bandeira principal a luta das cidades pelo justo reconhecimento da União por meio de repasses justos, há 70 anos.
Na sua trajetória municipalista, participou de 63 das 66 edições do Congresso Estadual promovido anualmente pela Associação Paulista de Municípios.
Trabalhou por 32 anos na Prefeitura de Rio Claro. Foi a única mulher a participar, na década de 80, o grupo fundador da Confederação Nacional de Municípios.
Mulher guerreira, feliz, alegre, contagiante, maravilhosa. Desta forma, Hernani Leonhardt retratou Dalva Christofoletti. "Aonde encontramos a nossa homenageada, sempre nos passa energia positiva. A nossa cidade é abençoada, temos Ulysses Guimarães e Dalva Christofoletti como filhos da terra. Rio Claro tem muito o que agradecer por tudo que ela faz. E faz muito! É impressionante, por onde eu passo e falo que sou de Rio Claro, as pessoas logo dizem: cidade da Dalva Christofoletti! Isso é muito gratificante", disse Hernani ao entregar a homenagem.
Na mesma rota, Gustavo Perissonotto destacou a importância de Dalva Christofoletti para o país na luta municipalista e destacou: "Parabenizo a Câmara por aprovar essa justa honraria por unanimidade. Estamos aqui para um ato de reconhecimento. Você merece muito Dalva, muito obrigado por tudo o que já fez pela nossa cidade e por tudo que ainda fará".
Marcelo Barbieri lembrou que a homenageada sofreu discriminação por abrir espaços às mulheres que antes eram ocupados apenas por homens. "Fez com que as mulheres entendessem que podem ser líderes municipalista, vereadoras, prefeitas, podem ser o que quiser. É detentora de experiência de vida que serve de exemplo para todos", enfatizou.
Bruno Oliveira salientou a importância de Dalva para os avanços conquistados pelas mulheres na política. "A nossa homenageada sempre diz em todo lugar que está: Rio Claro é a melhor cidade do mundo! É com essa energia que eu conheci essa pessoa incrível que externa o amor pelo nosso município em todos os lugares por onde passa. É uma bandeirante para as mulheres, desbrava caminhos para que todas possam passar com mais tranquilidade", declarou.
Kal Machado observou que lembra da Dalva desde a época do Governo Perin em Rio Claro. "Como líder do movimento municipalista deixou marcas em nosso país. O que seria hoje o municipalismo sem seu esforço e a sua luta? Estamos diante de homenagem justa, parabéns à Câmara pela iniciativa", pontuou. "Estamos diante de uma pessoa maravilhosa, batalhadora. Dalva Christofoletti é sinônimo de luta em prol do que é justo e democrático", finalizou Geraldo Voluntário.
Biografia
Natural de Rio Claro.
Filha de Ângelo Christofoletti e Julieta Franzoni Christofoletti.
Viúva de Bem-Hur Paes da Silva.
Mãe da Maria Júlia Paes da Silva, Bem-Hur Paes da Silva Júnior e Tirzah Ester Paes da Silva Spadari casada com Benedito Spadari Neto.
Netos: Juliana D"amico, Matheus Paes da Silva Spadari, Renata Luchini Paes da Silva
e Raphael Paes da Silva Spadari.
No dia 1º de abril de 2024, completou 70 anos de participação na primeira reunião da Associação Paulista de Municípios, portanto sete décadas de Movimento Municipalista.
Na Associação Paulista de Municípios (APM) foi diretora executiva por mais de 26 anos e
hoje é diretora de Relações Públicas.
Membro do Conselho Técnico da Associação Brasileira de Municípios de 1966 a 1979, na época com sede no Rio de Janeiro, entidade pela qual representou o Brasil por seis meses em Berlim, em um curso internacional de Meio Ambiente.
Em 1980 integrou o grupo fundador da Confederação Nacional de Municípios, no qual era a única mulher.
Cofundadora do Movimento de Mulheres Municipalistas.
Presidente da ABRAMAPOS.
Membro do CONSELPA – Conselho de Consumidores da ENEL, antiga Eletropaulo, entidade que presidiu 6 vezes dentre outras.
Foi Presidente do CEAME – Centro de Estudos e Apoio aos Municípios e Empresas, criado em 1992.
Da consultoria e assessoria para municípios e empresas do Estado de São Paulo e do país.
Na área de eventos, como especialista com experiências bem sucedidas em eventos de entidades municipalistas internacionais, nacionais, estaduais, regionais e municipais.
Durante sua trajetória municipalista participou de 63 versões dos 66 Congressos Estaduais promovidos pela Associação Paulista de Municípios.
Foi diretora de Integração e Desenvolvimento dos Municípios do Brasil, do Instituto Mercadológico das Américas entre 2006 e 2007.
Professora Universitária de Administração e Programação Econômica e de Psicologia,
respectivamente pela FACCO.
Secretária e Diretora Executiva da Associação Paulista de Municípios de Agosto de
1986 a 2006.
Membro Títular do Conselho dos Consumidores de Enérgia da Companhia de Força
e Luz – CPFL.
Conselheira Títular junto a ONS – Operador Nacional do Sistema Elétrico, representando 23 Estados das regiões Sul, Sudeste, e Centro Oeste do País.
Recebeu centenas de títulos outorgados por instituições governamentais federais, estaduais e municipais e entidades da sociedade civil organizada.
Destaques para os títulos de Cidadã Paulistana, Serrana e Guarujaense, concedidos respectivamente pelas Câmaras Municipais de São Paulo, Serra Negra e Guarujá.
A honraria maior em toda a sua história foi o Título de Cidadã Emérita da Câmara Municipal de Rio Claro, sua cidade natal.
Formada em Pedagogia com habilitação de Administração e Magistério pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Rio Claro .
Trabalhou na Prefeitura Municipal de Rio Claro por 32 anos.
Presidiu o Conselho Municipal de Educação.
Foi secretária municipal de Educação, Cultura, Esportes e Turismo e também atuou como
Chefe de Gabinete do Executivo.