Cidades Rio Claro

Centro de Inovação Tecnológica de Rio Claro recebe o nome do Prof. Peter Christian Hackspacher

Cerimônia de entronização do patrono foi realizada na segunda-feira.

Por Redação

11/06/2024 às 07:50:39 - Atualizado há
Foto: Prefeitura de Rio Claro.

Numa homenagem póstuma a um dos grandes da ciência brasileira, o Centro de Inovação Tecnológica de Rio Claro passou a ser denominado Prof. Peter Christian Hackspacher.

A cerimônia de entronização do patrono foi realizada na manhã desta segunda-feira (10), na Câmara Municipal, com a presença de gestores públicos, acadêmicos e familiares do homenageado.

A homenagem segue lei municipal assinada pelo prefeito Gustavo Perissinotto, em fevereiro de 2024, a partir de projeto de lei de autoria dos vereadores Thiago Yamamoto, Serginho Carnevale e Vagner Baungartner.

Na cerimônia os discursos apresentaram como destaques os avanços que o município de Rio Claro está alcançando em inovação tecnológica com a parceria com Unesp e a instituição do centro de inovação, e também a brilhante carreira do professor Peter Hackspacher.

Dedicado profissional, com atuação cativante e entusiástica durante toda sua carreira, mesmo após sua aposentadoria, Peter Hackspacher teve avultada contribuição para a ciência e tecnologia em nível mundial. Com indubitável importância para a geologia e para a indústria do petróleo, contribuiu para que o município de Rio Claro ocupasse um papel de destaque no desenvolvimento científico e tecnológico desta área.

Cientista reconhecido internacionalmente, graduou-se pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em 1974, realizou doutoramento na Universidade de Tecnologia de Clausthal, Alemanha, em 1979 e pós-doutoramento na Universidade Göttingen, Alemanha, em 1986. Iniciou sua carreira como docente na Unesp – Rio Claro em 1986, obtendo título de livre docente em 1995 e de professor titular em 2001, assim, alcançado o mais elevado grau de titulação dentro da instituição.

Do evento participaram o prefeito Gustavo Perissinotto, o Secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Anderson Adolfo Christofoletti, o Reitor da Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho", Prof. Dr. Pasqual Barretti, o Diretor da Agência Unesp de Inovação, Prof. Dr. Saulo Philipe Sebastião Guerra, o Diretor do Instituto de Geociências e Ciências Exatas da Unesp Câmpus Rio Claro, Prof. Dr. Edson Denis Leonel, o Coordenador do Centro de Inovação Tecnológica de Rio Claro, Prof. Dr. Giovani Fornereto Gozzi, o filho do homenageado, Hans Hackspacher, os vereadores Thiago Yamamoto, Geraldo Voluntário, Hernani Leonhardt e Adriano La Torre, o Prof. Dr. George Luiz Luvizotto, do Departamento de Biologia da Unesp.

Fonte: Prefeitura de Rio Claro
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal