Analista de sucesso do cliente, instrutor de yoga e terapeuta Reiki estão entre as ocupações que passaram a ser listadas. Ferramenta reúne dados sobre atividades, salários e número de trabalhadores. Guia pode auxiliar jovens em dúvida sobre futuro profissional. Jovens consultam Guia Brasileiro de Ocupações em Brasília
Letícia Sena/g1
O Ministério do Trabalho e Emprego e a Organização Internacional do Trabalho (OIT) anunciaram nesta quinta-feira (6) a inclusão de 19 profissões no Guia Brasileiro de Ocupações.
Trata-se de uma ferramenta de consulta que reúne informações sobre atividades, conhecimentos e habilidades das ocupações, além de dados sobre postos de trabalho, distribuição geográfica das vagas e salários médios pagos pelas empresas. Atualmente, o guia conta com mais de 2,6 mil ocupações listadas.
Em um evento em Brasília nesta quinta, o governo e a OIT divulgaram a inclusão de mais 19 profissões no guia:
Analista de sucesso do cliente
Analista de experiência do cliente
Ergonomista
Biólogo em meio ambiente e diversidade
Biólogo em saúde
Facilitador de biodança
Terapeuta Reiki
Instrutor de Yoga
Instrutor de meditação
Facilitador de grupos de movimento (bioenergética)
Brinquedista
Lactarista
Hidrojatista
Confeccionador de Perucas
Ufólogo
Monitor de animais domésticos
Condutor de cães domésticos
Instrutor de mobilidade com cães-guia
Condutor escolar (terrestre)
O objetivo do guia é disponibilizar dados do Ministério do Trabalho e da Organização Internacional do Trabalho (OIT) sobre ocupações para auxiliar jovens que estão em dúvida sobre o futuro profissional.
A ferramenta também pode ser consultada por todos cidadãos e empresas que buscam informações sobre as mais de 2,6 mil ocupações existentes no mercado de trabalho brasileiro atualmente.
Instrutor de yoga é uma das ocupações que passaram a ser listadas pelo Guia Brasileiro de Ocupações
Globo Repórter