Cirurgias aconteceram no sábado e no domingo no Cead.
Rio Claro iniciou no sábado (1º) e domingo (2), as cirurgias do quarto mutirão de catarata. Nos dois dias, o município realiza 501 cirurgias do mutirão, que será concluído no dia 8 de junho, quando serão feitas mais 256 cirurgias.
"Essas cirurgias se somam a outras quase 1.800 que já realizamos nos três mutirões anteriores, totalizando mais de 2.500 cirurgias de catarata", destaca o prefeito Gustavo, reafirmando o compromisso de priorizar os atendimentos em saúde.
Este mutirão terá como diferencial a realização de cirurgia dos dois olhos no mesmo dia, no caso de pacientes que tiverem esta demanda. A avaliação pré-cirúrgica foi feita em 18 de maio.
A catarata é uma doença que compromete a visão, deixando-a opaca. "Na cirurgia é feita a retirada do cristalino opaco e a introdução de uma lente intraocular, o que representa grande ganho para a visão do paciente", explica o médico Marco Aurélio Mestrinel, presidente da Fundação de Saúde.
Esse mutirão de cirurgias de catarata é resultado de parceria entre a Fundação Municipal de Saúde e governo estadual e conta com emendas parlamentares do deputado estadual Delegado Olim e deputado federal Mauricio Neves, com articulação do vereador Julinho Lopes.