Em iniciativa inédita, 19 alunos concluintes do Ensino Médio da rede Sesi-SP vão realizar o sonho de fazer graduação nas áreas da engenharia, inovação, tecnologia e ciências aplicadas, em universidades renomadas como Harvard.
O programa contou com o apoio da Fundação Estudar, que ofereceu mentoria exclusiva. Com múltiplas aprovações em instituições renomadas como Harvard, New York University, University of California, McGill University, University of Wisconsin Madison e Arizona State University, os alunos embarcam para essa nova jornada em agosto de 2024.
O sucesso do programa é fruto do estímulo à experiência acadêmica de excelência, e trará não apenas desenvolvimento pessoal aos alunos, mas também profissionais dedicados a aplicar o que aprenderam na indústria nacional.
O primeiro vice-presidente da Fiesp e presidente do Ciesp, Rafael Cervone, ressalta a importância desse programa para o desenvolvimento da indústria local, como forma de oferecer experiências, transformar vidas e mostrar que o Sesi-SP contribui com a alta qualificação profissional dos estudantes.
"Agora eles serão os embaixadores das nossas entidades, o Sesi e o Senai. Nossos alunos ajudarão a construir o futuro de um Brasil melhor e mais tecnológico. Essa é mais uma etapa da jornada e estamos muito orgulhosos", disse Cervone. "E, diante do sucesso dessa primeira turma, o Sesi-SP vai ampliar o programa para 35 bolsas integrais no edital deste ano para ingresso nas universidades no exterior em 2025".
O Sesi-SP visa promover o fortalecimento da indústria nacional por meio da capacitação de recursos humanos para inovação tecnológica de excelência que impacte os meios de produção, desenvolvimento de produtos e competição no mercado internacional. Dessa forma, os participantes do programa, atuarão em até cinco anos depois de formados, por pelo menos dois anos em indústria brasileira, com sede no Brasil ou com planta em qualquer outro país.
Um dos participantes do programa, João Lucas Oliveira, 18 anos, sonhava em estudar no exterior desde o primeiro ano do Ensino Médio. Foi admitido em 10 universidades. Dentre elas, foi aceito com bolsa 100% na Harvard University Cambridge, nos EUA, para o curso Governo, Economia e Ciência da Computação.
"Eu e meus colegas conseguimos atingir o objetivo do projeto que é estudar em uma das 500 melhores universidades do mundo em diversas áreas que a indústria brasileira precisa para o seu desenvolvimento", pontuou o estudante, que se formou no Ensino Médio na Escola Sesi de Mococa. "Acredito que, acima de tudo, a nossa missão através do programa Passaporte para o Futuro é trabalhar pela indústria. Acredito que indústria de São Paulo e todo o Brasil vai crescer cada vez mais por meio dessa iniciativa", acrescenta.
Contando os dias para embarcar nessa nova jornada da vida acadêmica, Heloísa Alcantara Furtado, 18 anos, formada na Escola Sesi de Americana escolheu o curso de ciências da computação da University of California.
"Receber as aprovações foi uma sensação indescritível. Eu digo isso, porque eu nunca achei que teria essa chance de estudar em uma das 500 melhores universidades do mundo. Fico ainda mais feliz porque é o resultado do meu esforço na escola e durante as aplicações na fase do curso preparatório. Com isso, pude conquistar esse grande marco da minha vida", afirmou Heloisa. "No futuro, espero trazer novidades da área de tecnologia para as indústrias do Brasil, a fim de contribuir para o desenvolvimento econômico e a sustentabilidade".
Matriculado no curso de ciência da computação da New York University, Steffano Mansoreitch Clemente, 18 anos, considera o programa Passaporte para o Futuro como um divisor de águas, pois a iniciativa do Sesi-SP vai mudar a vida de todos a sua volta. A aprovação, muito celebrada por todos da família, agora é motivo de muito orgulho para equipe escolar do Sesi Santos – Jardim Santa Maria, onde estudou desde o primeiro ano do ensino fundamental e acompanha de perto seu desenvolvimento acadêmico.
"Desde o início do processo, com o curso preparatório, as crianças mais novas perguntavam e queriam saber como eu fiz para passar em uma faculdade no exterior. Também vejo o meu irmão se esforçando mais nos estudos, pois é uma possibilidade de participar desse projeto ou até mesmo como uma motivação pessoal para outras iniciativas dentro da escola. Fico feliz e é um grande desafio seguir como um exemplo", declarou. "O programa tem capacidade não só de mudar a vida dos participantes, mas também de toda a Rede Escolar Sesi por meio de todo engajamento que a iniciativa proporciona".
Lista das Faculdades dos alunos aprovados no Programa
- Arizona State University (Arizona, EUA): cursos Ciência de Dados, Engenharia Aeroespacial, Biociências Moleculares e Biotecnologia, Engenharia Ambiental
- New York University (Nova York, EUA): Ciência da Computação
- University of Wisconsin Madison (Madison, WI, Estados Unidos): cursos Ciência da Computação, Engenharia da Computação
- McGill University (Montreal, Canadá): cursos Bioengenharia e Engenharia Mecânica
- The Pennsylvania State University (Pensilvânia, EUA): cursos Ciência da Computação
- University of California, Santa Barbara (Califórnia, EUA): cursos Ciência da Computação, Engenharia Mecânica
- Harvard University Cambridge (Boston, EUA): Governo, Economia e Ciência da Computação
- Georgia Institute of Technology (Georgia, EUA): Engenharia Aeroespacial
- University of California Davis (Califórnia, EUA): Ciência da Computação
- University of North Carolina at Chapel Hill (Carolina do Norte, EUA): Ciência da Computação
- University of Delaware (Delaware, EUA): Engenharia Química
- University of Illinois Urbana – Champaign (Illinois, EUA): Engenharia da Computação