Alexandre da Silveira falou com exclusividade ao blog e ao Conexão minutos após a aprovação da engenheira para o comando da estatal. Magda Chambriard: quem é a engenheira que deve assumir a presidência da Petrobras
O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, um dos patronos da indicação da engenheira Magda Chambriard para a presidência da Petrobras, disse ao blog, minutos após o nome dela ser aprovado pelo conselho, que a escolhida chega ao cargo "consciente da necessidade de manter a empresa competitiva, atraente aos acionistas, mas também de cumprir seu papel social".
A fala indica a disposição do governo do presidente Lula (PT) de seguir pressionando por uma maior participação da estatal no estímulo à economia do Brasil, com a retomada de obras como a da refinaria Abreu e Lima, alvo de volumosa investigação recente e cuja viabilidade ou conveniência é questionada pelo mercado.
Silveira diz que a agenda da Petrobras é "conhecida", "é a aposta na pluralidade das energética e dessa força como propulsora econômica, industrial e social do país".
Magda Chambriard em 2015
Tânia Rêgo/Agência Brasil
Leia mais
Magda Chambriard: quem é a engenheira que deve assumir a presidência da Petrobras
O ministro afirma ainda que Chambriard chega ao posto já "experiente". "Ela acompanhou os trabalhos neste um ano e quatro meses. Hoje está tudo bem encaminhado."
Silveira foi um dos algozes do ex-presidente da estatal, Jean Paul Prates, demitido por Lula neste mês após contrariar determinações sobre, por exemplo, a política de dividendos da estatal.