Figura do 'posteiro' é ponto de disputa entre empresas de telecomunicações e energia elétrica. Tema está em debate em agências desde 2018, mas sem consenso. O Ministério de Minas e Energia pretende obrigar as distribuidoras de energia a contratar empresas para ordenar os fios nos postes de rua, que também são usados pelas operadoras de telecomunicações.
A figura do "posteiro", que é a empresa contratada para administrar o uso dos postes, é um ponto de contenda entre o setor de telecomunicações e de energia elétrica.
Em setembro de 2023, o governo lançou programa para organizar emaranhado de fios nos postes
Reprodução
A norma que regula o uso dos postes de rua deve ser elaborada e aprovada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). A atualização dessas regras está em discussão desde 2018, mas não há consenso entre as agências.
Agora, o ministério está decidindo colocar em decreto a obrigação de contratação do "posteiro" – tema que enfrenta resistência pelas distribuidoras.
O rascunho do texto, obtido pelo g1, determina que as distribuidoras de energia cedam a exploração dos postes a outras empresas, por meio de ofertas de referência.