Patrice Talon realiza visita oficial ao Brasil. Presidentes vão debater parceria em áreas como agricultura, energia, cultura, turismo, comércio e investimentos. Presidente Lula recebe presidente do Benin, Patrice Talon
EBC/Reprodução
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) recebeu nesta quinta-feira (23), no Palácio do Planalto, o presidente do Benin, Patrice Talon.
O encontro segue a estratégia de Lula de se reaproximar de países africanos, política externa que o presidente executou nos dois primeiros mandatos (2003-2010).
Talon está em visita oficial ao Brasil e foi ao Planalto acompanhado dos ministros de Negócios Estrangeiros, Olushegun Bakari; de Economia e Finanças, Romuald Wadagni; e de Agricultura, Pecuária e Pesca, Gaston Dossouhoui.
Após a reunião, há previsão de uma cerimônia de assinatura de acordos no Planalto e de almoço no Palácio Itamaraty, sede do Ministério das Relações Exteriores.
Presidente Lula e presidente do Benin, Patrice Talon
Ricardo Stuckert/Presidência da República
Segundo o governo brasileiro, os presidentes acertaram a reunião para analisar a relação bilateral e discutir formas de ampliar a parceria em áreas como agricultura, energia, cultura, turismo, comércio e investimentos.
Também consta da pauta do encontro ações de combate à forma e às mudanças climáticas, dois temas prioritários da política externa de Lula. O Brasil é o atual presidente do G20 e receberá no próximo ano, em Belém, a conferência das Nações Unidas (ONU) sobre clima (COP 30).
Escravidão
Casa do Benin é opção de lazer para baianos e turistas em Salvador
Talon se reuniu com Lula três meses após reabrir em Brasília a embaixada do Benin. O Brasil mantém uma embaixada no país africano na cidade de Cotonou.
Lula, em 2006, foi o primeiro presidente brasileiro a visitar o Benin. Os dois países mantêm relações diplomática desde 1961, após a nação africana, à época chamada de Daomé e colonizada por franceses, conquistar sua independência.
A relação dos países é mais antiga e remonta ao período colonial no Brasil. A República do Benin fica no território do antigo reino de Daomé, origem de um grande contingente de africanos que foram traficados e escravizadas.
Os costumes e a cultura das pessoas trazidas à força influenciaram a cultura, a culinária e a religião no Brasil. Em Salvador, por exemplo, a prefeitura mantém a Casa do Benin, espaço cultural que promove e exposições de artistas que se inspiram na arte de matriz africana.