Imagem de drone mostra avião em meio a alagamento no Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, no dia 7 de maio de 2024
Wesley Santos/Reuters
Os voos comerciais na base aérea de Canoas (RS) devem ser liberados a partir desta terça-feira (21). A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) já tinha dado aval à operação, mas faltava a definição de de uma data.
A informação nova é que a Fraport – concessionária do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre que está alagado – viabilizou o início das operações aéreas na base militar a partir desta terça, e informou às autoridades. Fontes do setor confirmaram que, com isso, a venda de passagens deve começar ainda nesta semana.
Há uma expectativa que nesta segunda-feira o governo formalize esse anúncio. A base aérea servirá como alternativa ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, interditado em razão das fortes chuvas no Rio Grande do Sul.
Toda a operação em Canoas será feita pela empresa Fraport, concessionária responsável por administrar o Aeroporto Internacional de Porto Alegre.
A empresa tem trabalhado para instalar na Base Aérea de Canoas equipamentos de raio-x e escadas para acesso dos passageiros às aeronaves.