Geral Neoenergia

Maio Amarelo: Neoenergia Elektro reforça orientações de segurança no trânsito

Nos primeiros quatro meses de 2024 foram registrados mais de 400 acidentes envolvendo postes na área de atuação da concessionária.

Por Redação

20/05/2024 às 09:47:22 - Atualizado há
Imagem Ilustrativa. Foto: Getty Images

Ao longo do mês de maio, a Neoenergia Elektro promove ações de conscientização e marca presença no movimento Maio Amarelo, uma iniciativa para reduzir o número de acidentes de trânsito. Entre janeiro e abril de 2024, foram registrados 418 acidentes envolvendo postes do sistema elétrico, nas 228 cidades atendidas pela concessionária nos estados de São Paulo e do Mato Grosso do Sul. Devido a esse tipo de acidente, 67 mil clientes tiveram o fornecimento de energia prejudicado. A substituição de um poste e a reconstrução da rede elétrica é um serviço complexo que demanda tempo. E dependendo da gravidade do acidente, os eletricistas também precisam aguardar a realização dos trabalhos da perícia policial para poder então iniciar a obra na rede elétrica.

"A principal orientação de segurança nesse tipo de acidente é que, se cabos forem partidos e vierem ao solo, é importante que as pessoas permaneçam no interior do veículo, sem tocar nas partes metálicas, até o atendimento por parte das equipes da concessionária. Com o impacto da batida, os cabos de energia podem se romper e cair no veículo ou no chão", reforça Guilherme Mafra, gerente de segurança e saúde da Neoenergia Elektro.

Além do risco à segurança, os responsáveis pelos acidentes devem arcar com os danos causados ao patrimônio da concessionária. Os valores ficam em torno de R$ 6 mil e contemplam o poste, estruturas, fios e equipamentos dos pontos danificados. A maior prevenção, porém, vem da conscientização do motorista e na adoção da direção defensiva para evitar acidentes.

"Seguir as leis e regras do trânsito, respeitar os limites de velocidade, atentar à sinalização e não ingerir bebida alcoólica ao dirigir são algumas das orientações dos principais órgãos relacionados ao assunto", complementa Guilherme Mafra.

E para evitar colisões contra postes, a Neoenergia Elektro destaca importantes dicas no trânsito:

- Mantenha o veículo com a manutenção em boas condições, verificando o estado dos pneus, dos freios, dos faróis e dos retrovisores;

- Não use celular quando estiver dirigindo. Além da infração gravíssima, o motorista poderá colocar em risco a vida dos pedestres e outros motoristas;

- Respeite sempre a sinalização de trânsito e os limites de velocidade das vias, em qualquer dia, local e horário;

- Respeite os pedestres e sempre use cinto de segurança e capacete, para motociclistas;

- Sempre mantenha distância segura do veículo à frente;

- Não dirija sob o efeito do álcool, remédios ou qualquer outra substância tóxica;

- Nunca dirija com sono.

Fonte: Neoenergia
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal