Política G1 - Política

Governo focará em instalação de bombas para retirar água de municípios gaúchos, diz Pimenta

.

Por André Miranda

17/05/2024 às 11:04:23 - Atualizado há
Paulo Pimenta fala das ações do governo federal contra as inundações no RS

O ministro da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Paulo Pimenta, vai se reunir com o governador do estado, Eduardo Leite, nesta sexta-feira (17). Ao blog, Pimenta afirmou que prefeitos também vão participar do encontro.

A reunião, marcada para as 11h30, tem dois focos principais:

instalação de bombas para retirar água; e

a logística de distribuição das doações.

"Vamos nos reunir com o governador e com os prefeitos das principais cidades da região metropolitana, que têm o maior número de pessoas em abrigos, e que têm a maior parte das áreas alagadas, com água que passou pelo dique, e que agora nós precisamos instalação de bombas que possam tirar essa água, porque, por gravidade, elas não vão sair. Porque elas passaram por cima do dique, romperam o dique, e, mesmo que o rio baixe, essas águas não vão embora [sem bomba]", disse o ministro ao blog.

Nessa quinta-feira (16), o ministro da Integração, Waldez Góes, afirmou que os prefeitos já podem preparar planos de bombeamento da água e de limpeza das áreas alagadas. O governo federal discute o empréstimo de bombas usadas pelos governos de São Paulo, Alagoas e Ceará.

Na reunião de hoje, entre Pimenta e Leite, haverá também discussão sobre a melhor estratégia para distribuir as doações já que há muita gente em abrigos: cerca de 80 mil pessoas.

"Queremos também discutir o apoio ao governo do estado e as prefeituras para que a gente possa ter uma logística mais eficiente de recebimento e distribuição dos donativos. São muitas doações chegando de todo o Brasil no Rio Grande do Sul, de fora do Brasil também", declarou Pimenta.

"Como estamos falando de 450 cidades, mais de 80 mil pessoas nos abrigos, mais de 500 mil pessoas fora de casa. Isso exige uma grande logística, porque o alimento, a agua potável, o remédio, o material de higiene e limpeza precisa chegar em todos os lugares com muita rapidez", completou o ministro.

Queda de ponte sobre o Rio Caí em Feliz

Reprodução

Ponte na BR-116

O governo federal também definiu que vai reconstruir uma ponte danificada sobre o rio Caí, na BR-116, que serve de via de acesso entre Nova Petrópolis e Caxias do Sul.

O ministro dos Transportes, Renan Filho, afirmou que será contratada uma construtora de forma emergencial, a primeira obra do gênero desde o tragédia no estado.

Renan afirmou que será colocada uma ponte metálica provisória até que seja refeita a estrutura que cedeu.
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2024 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal