Política G1 - Política

Canoas (RS): 70 mil casas estão submersas e um dos três hospitais foi perdido, diz prefeito

.

Por André Miranda

16/05/2024 às 14:56:25 - Atualizado h√°
Jairo Jorge (PSD), diz que metade da cidade foi invadida pelas águas e que dois terços dos habitantes da cidade tiveram que ser evacuados. Prefeito de Canoas (RS) Jairo Jorge

Alisson Moura / Prefeitura de Canoas

Cerca de 70 mil casas na cidade de Canoas, no Rio Grande do Sul, estão submersas após a inundação histórica que atingiu o estado. O Hospital Pronto Socorro de Canoas, segundo o prefeito, "está perdido".

Jairo Jorge (PSD), diz que metade da cidade foi invadida pelas águas e que dois terços dos habitantes da cidade tiveram que ser evacuados.

"Só para ter uma dimensão da tragédia, nós temos 347 mil habitantes, metade da cidade foi invadida pelas águas, 70 mil casas estão submersas, as pessoas perderam tudo, são 153 mil pessoas que tiveram que sair, foram evacuadas", disse em entrevista ao Estúdio i, da GloboNews.

O prefeito também afirma que há, atualmente, 19 mil pessoas em 79 abrigos e 80 mil pessoas em casas de parentes e de amigos.

"As pessoas estão com 30 a 40 pessoas dentro de uma casa que, normalmente, tem 5 ou 6 pessoas. Só para se ter ideia, temos cerca de 7.735 casas que têm até 30 pessoas", disse.

Unidades de saúde e escolas

As perdas da cidade de Canoas são extensas. Das 27 unidades básicas de saúde (UBS), 19 foram perdidas. Um hospital de pronto-socorro, 3 das 4 unidades de pronto atendimento (UPAs) e 4 centros de apoio psicossocial foram perdidos.

Esta reportagem está em atualização.
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal