Cidades Obras

Grande obra na Visconde vai ampliar o escoamento de água das chuvas

Trabalhos começaram na segunda-feira. Trânsito será modificado no trecho entre a Rua 9 e Avenida 10.

Por Redação

14/05/2024 às 07:49:46 - Atualizado há
Imagem ilustrativa. Foto: Conexão123.

Uma grande intervenção começa a ser feita segunda-feira (13) pela prefeitura de Rio Claro na Avenida Visconde para ampliar o escoamento de águas pluviais. O objetivo é reduzir as enchentes que há décadas atrapalham a população que passa pela via nos dias de chuva. A drenagem insuficiente é um dos antigos fatores relacionados a esse problema.

"Enfrentar antigas demandas, que há anos afligem a população, tem sido uma das marcas de nosso governo", comenta o prefeito Gustavo, citando o asfaltamento de bairros como o Nova Rio Claro após 30 anos de espera dos moradores. "A Visconde é uma das principais avenidas do município e trabalhamos em várias frentes para que ela ofereça segurança e boas condições de tráfego à população", acrescenta.

A primeira parte da obra na Visconde será feita pela BRK, responsável pelo gerenciamento da rede de esgotos do município. A empresa fará a realocação de um interceptor de esgoto. Essa fase está prevista inicialmente para durar 40 dias.

Na etapa seguinte, a prefeitura vai implantar um canal de escoamento de água paralelo ao que já existe sob a via. Será uma estrutura de aproximadamente 100 metros, no trecho da Visconde entre as avenidas 8 e 6.

"O canal existente não comporta o volume de água que desce pela avenida e, por isso, a água transborda pelas bocas de lobo", explica o secretário municipal de Obras, Valdir de Oliveira Júnior, informando que a obra inclui a implantação de outro canal de aproximadamente 10 metros no cruzamento da Visconde com a Rua 9. No total, todo o trabalho é previsto para ser executado em cerca de 100 dias, se não houver imprevistos.

Uma das principais vias do município, a Visconde recebe milhares de veículos diariamente e, para que a obra seja feita com segurança, o trecho entre a Rua 9 e Avenida 10 terá o trânsito modificado a partir de segunda-feira, com mão dupla na pista com sentido do Lago Azul para a Rua 14 e interdição na pista com sentido da Rua 14 para o Lago Azul. Os motoristas devem redobrar a atenção ao transitarem pelo local.

"Pedimos a compreensão da comunidade em relação às mudanças viárias durante a obra", comenta o prefeito Gustavo. "É uma situação necessária para que possamos fazer um trabalho que há muito tempo precisava ser realizado", acrescenta.

Recentemente outras obras pontuais foram feitas pela prefeitura na Visconde e proximidades para melhorar a vazão da água em alguns trechos, a exemplo das obras na Visconde com a Avenida 16, entre a Avenida 28 e Rua 1 e entre a Avenida 32 e Rua 2. Outras vias, nos trechos próximos da Visconde, também tiveram obra de ampliação de drenagem, como Rua 7 e Avenida 6.

Paralelamente à ampliação da drenagem a Avenida Visconde do Rio Claro está sendo modernizada com implantação de semáforos inteligentes e ciclovia em toda sua extensão.

Fonte: Prefeitura de Rio Claro
Comunicar erro

Comentários Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal