Alerta para novos avanços das águas não estão descartados; Rio Claro se mobiliza para arrecadar doações para moradores do estado.
As chuvas no Rio Grande do Sul deram alguns dias de trégua, mas hoje, retornaram com a mesma expectativa de catástrofe.
Segundo informações, o número de mortos por conta das chuvas chegou à 116, 146 desaparecidos e 756 feridos. São mais de 1,9 milhão de pessoas afetadas pelas chuvas, com 437 municípios afetados pelas chuvas no estado.
Hoje, os volumes de chuva voltaram a assombrar os moradores: a expectativa é de mais de 100mm e com a mudança da direção dos ventos, as ruas de Porto Alegre e outras cidades podem voltar a sofrer com a cheia do Guaíba e da Lagoa dos Patos.
Os alertas do INMET são válidos até segunda-feira (13).
Neste momento, o estado do Rio Grande do Sul virou epicentro de uma tragédia global: o Uruguai por exemplo destinou aviões para auxiliar no transporte de doações e também no resgate de pessoas, o Papa Francisco doou dinheiro para a região.
Em Rio Claro, diversos pontos espalhados na cidade estão arrecadando alimentos: a Guarda Civil Municipal está recebendo doações em sua sede, a Prefeitura destinou um ponto de doação na Estação Ferroviária, entre outros pontos de comércio e da sociedade civil rio-clarense.