Atividade será nessa sexta e sábado no auditório do Claretiano.
Rio Claro realiza nessa sexta-feira (10) e sábado o 1º Fórum de Saúde da População Negra, que promoverá diálogos sobre saúde e bem viver desta população. A atividade irá abordar prevenção, promoção e atenção à saúde da população negra na rede saúde do município.
A abertura será na sexta-feira, às 19h30, e na sequência o público irá acompanhar apresentação sobre política nacional de saúde da população negra, ministrada por Stephany Damasceno, assessora técnica para equidade racial em saúde do Ministério da Saúde.
No sábado a programação inclui duas rodas temáticas. Às 9 horas o debate envolverá equidade, integralidade e universalidade – garantia dos princípios do SUS. Às 11h30 a roda temática discutirá prevenção, promoção e atenção à saúde da população negra. Por meio de videoconferência, o evento terá participação de Flávia Alessandra de Souza, professora e socióloga rio-clarense que estuda o tema. O encerramento será às 14 horas e os dois dias de atividades terão apresentações culturais.
A implementação da política nacional de saúde integral da população negra no âmbito municipal está prevista no plano municipal de saúde para os anos 2022 a 2025. "O caráter transversal desta política prevê o envolvimento de diferentes setores, para ampliar o conhecimento sobre as dimensões das ações para a prevenção do adoecimento e para a promoção e atenção à saúde", observa Marta Bianchi, que coordena a Seção de Educação em Saúde, Treinamento e Desenvolvimento da Fundação de Saúde.
O fórum será no auditório do Claretiano – Colégio e Centro Universitário, que fica na Avenida Santo Antonio Maria Claret, 1724, Claret. A realização é da prefeitura, por intermédio da Fundação Municipal de Saúde e da Assessoria de Direitos Raciais, em parceria com o Claretiano.