Atividade é organizada pela Secretaria Municipal da Educação.
De março a novembro, 140 educadores rio-clarenses participam da Formação para Educação Antirracista, oferecida pela Secretaria Municipal da Educação de Rio Claro.
Os encontros são mensais, com organização da Comissão de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena, que foi criada em portaria assinada pelo prefeito Gustavo em setembro do ano passado.
O curso de formação é destinado a professores e diretores que ingressaram na rede municipal de ensino de Rio Claro a partir de outubro de 2023.
De acordo com a Secretaria Municipal da Educação, o curso visa problematizar a temática da educação para as relações etnicorraciais, com o intuito de orientar os profissionais da educação a refletirem sobre suas práticas pedagógicas, a partir de novos olhares, valorizando a cultura afro-brasileira e indígena.
Conforme lembra a secretária Valéria Velis, o objetivo é a produção e difusão do conhecimento tanto a partir de pesquisas científicas quanto em ações educacionais que promovam a superação dos conflitos gerados pela discriminação e o racismo estrutural na sociedade brasileira.