Educação

Reaplicação do Enem deve ser pedida de 13 a 17 de novembro

Quem teve problemas no dia da prova ter√° nova chance em dezembro.

Por Redação

08/11/2023 às 11:28:29 - Atualizado h√°
Foto: UOL Educação

Candidatos do Exame Nacional do Ensino Médio 2023 (Enem) que tiveram problemas logísticos ou estavam acometidos de doenças infectocontagiosas, e não puderam participar do certame, poderão solicitar de 13 a 17 de novembro, via P√°gina do Participante, uma nova oportunidade para fazer as provas. A reaplicação do exame ser√° nos dias 12 e 13 de dezembro.

O Ministério da Educação informa que "o mesmo vale para as pessoas que não compareceram porque foram alocadas a uma dist√Ęncia superior a 30 quilômetros da resid√™ncia informada na inscrição".

Entre os problemas logísticos que possibilitam a reaplicação das provas para candidatos prejudicados estão alguns ligados a comprometimento da infraestrutura (como desastres naturais); falta de energia elétrica no local de prova (caso comprometa a visibilidade da prova); falha no dispositivo eletrônico fornecido ao participante; e erro no procedimento de aplicação da prova, caso incorra em comprovado prejuízo ao participante.

Doenças???

As doenças infectocontagiosas que possibilitam a reaplicação da prova são covid-19; tuberculose; coqueluche; difteria; doença invasiva por Haemophilus influenza; doença meningocócica e outras meningites; varíola; Influenza humana A e B; poliomielite por poliovírus selvagem; sarampo; rubéola e varicela.

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) explica que, "nos casos de doenças infectocontagiosas, os pedidos de reaplicação devem ser acompanhados por documentos comprobatórios, que serão analisados pelo Inep individualmente".

J√° nos casos de aus√™ncia devido a problemas logísticos, o Inep avaliar√° as solicitações, de acordo com as intercorr√™ncias registradas.

Para solicitar a reaplicação do exame, o candidato deve acessar P√°gina do Participante e apresentar um documento que comprove a necessidade. Os dados inseridos no pedido não podem ser alterados após envio.

Fonte: Agência Brasil
Comunicar erro

Coment√°rios Comunicar erro

O Jornal

© 2024 Copyrigth 2023 - O JORNAL, todos os direitos reservados.
Avenida 9 nº 625 - Sala 8 - Centro - Rio Claro - SP

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

O Jornal